Filtrar


Questões por página:
As guerras civis chinesas do início do século XX envolveram disputas entre os ditos ‘nacionalistas’ (Kuomintang) e os ‘comunistas’ (Partido Comunista Chinês) pela liderança da China, com ambos os lados tentando conquistar o apoio da população. O avanço do imperialismo japonês e a brutal ocupação da China pelos japoneses tiveram um papel crucial na mudança das alianças internas, influenciando as escolhas políticas do povo chinês. Com base nesse contexto, considere os fatores que contribuíram para o apoio das massas à Revolução Chinesa e assinale a afirmativa correta.
Pouco importa que o gato seja preto ou branco no momento em que ele agarra o rato. Deng Xiaoping,1961
Após a morte de Mao Tse-tung, em 1976, o poder na China passou às mãos de Deng Xiaoping que, rompendo com a ala mais esquerdista do Partido Comunista Chinês, promoveu uma aproximação parcial com o capitalismo. Em 1982, Xiaoping reafirmou sua convicção socialista, mas promoveu modificações econômicas, entre as quais destaca-se a( o):
Sobre a China hoje, o que é incorreto afirmar?
No que se refere ao contexto histórico da contemporaneidade, julgue o item.

Com cerca de cinco mil anos de história, a China proclamou a República no início do século XX. Depois de prolongada guerra civil e de o país ter sido invadido pelo Japão, a Revolução de 1949, liderada por Mao Tsé-Tung, tornou o país comunista. Com a morte de Mao e a ascensão de Deng Xiaoping ao poder, em 1978, o país deu uma guinada com a abertura controlada de sua economia ao mercado, o que o transformou em uma grande potência na ordem globalizada dos dias atuais.
Em um ensaio que escreveu na metade de 1949 intitulado “Sobre a ditadura democrática popular”, Mao Zedong explicou sucintamente as ideias que permeariam as orientações governamentais do novo Estado chinês. A experiência da revolução até então podia ser analisada dentro de duas categorias básicas, escreveu Mao. A primeira era a mobilização das massas da nação para construir uma “frente unida interna sob a liderança da classe trabalhadora.”
(SPENCE, Jonathan D. Em busca da China moderna: quatro séculos de história. São Paulo: Companhia das Letras,1995, p.489 )
A “frente unida” proposta por Mao, para a condução do processo revolucionário na China incorporava