Filtrar


Questões por página:
“A partir do momento em que a Inglaterra – para enfrentar a estagnação econômica, a crise social e a concorrência de novas potências – reforçou laços imperiais e iniciou a corrida colonial, outros Estados seguiram-se rapidamente. A anexação de vastas áreas do mundo ao sistema econômico e político das nações mais industrializadas se fez então em ritmo acelerado” (FALCON, Francisco; MOURA, Gerson. A formação do mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora Campus,1985, p.84). Considerando o texto acima, assinale a alternativa que apresenta um dos motivos da expansão apresentada:
"Afinal, atribuía-se aos engenhos astuciosos fabricados pelos homens - as máquinas com seus mecanismos irresistíveis e incansáveis - essa vitória na guerra com a rude natureza. [...] À máquina o século XIX conferiu todo o poder transformador e produtor da abundância. Também a ela foi conferido o poder transformador da estrutura social, o que colocava em algo exterior ao próprio homem a potência movimentadora do novo sistema social."Bresciani, M. Stella Martins. Metrópoles: as faces do monstro urbano (As cidades no século XIX). In: Revista Brasileira de História. São Paulo: ANPHU/ Marco Zero,1984/85. (Adaptado).
- Sobre a Revolução Industrial, marque a opção correta:
[...]. O fim do século XVIII é um dos raros momentos revolucionários da História. Ele configurou a sociedade, a política, a economia e o próprio homem da Idade Contemporânea, com a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. [...]. (IGLÉSIAS, Francisco. A Revolução Industrial. São Paulo: Editora Brasiliense,1981. Coleção Tudo é História v.11. p.47).
A Revolução Industrial foi um acontecimento importante para a humanidade, por ter sido responsável por grandes transformações no processo produtivo e nas relações de trabalho. Essas transformações
Durante a Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX, houve um grande desenvolvimento de novas indústrias e uma grande procura por matérias-primas, fontes de energia e mercados consumidores. Essa busca por recursos e mercados levou as potências europeias a disputar colônias na África e na Ásia e a uma corrida armamentista que culminou na Primeira Guerra Mundial e, após o fim desse conflito, com o revanchismo dos derrotados e com as crises econômicas do capitalismo, o mundo entraria, depois de duas décadas de relativa paz, em um novo conflito global de enorme proporção, a Segunda Guerra Mundial.

Com base no exposto, é correto afirmar que
A Revolução Industrial a partir do século XVIII consolidou o capitalismo como o sistema econômico que até hoje rege os mercados financeiros e as relações entre os países do planeta. Sobre esta revolução, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Mais que o desenvolvimento de tecnologias a vapor, a Revolução Industrial também contou com intensa exploração do trabalho do proletariado, o que não impediu que esta classe passasse a se organizar em representações políticas como os sindicatos. ( ) O excedente de capital de que dispunha a Inglaterra ajuda a explicar seu pioneirismo e liderança dessa Revolução, embora também seja importante considerar a quantidade elevada de reservas de carvão no país, fundamentais para fazer girar as máquinas a vapor. ( ) Embora tenha sido uma revolução na forma de se produzir mercadorias, as relações entre trabalhadores e detentores do capital permaneceu a mesma do contexto pré-revolução.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.