Filtrar


Questões por página:
O reconhecimento das condições de risco no trabalho envolve um conjunto de procedimentos que visam definir se existe ou não um problema para a saúde do trabalhador e, no caso afirmativo, estabelecer sua provável magnitude, identificar os agentes potenciais de risco e as possibilidades de exposição. Dentre os principais agentes químicos e contaminantes atmosféricos, encontram-se arsênio; benzeno; chumbo; mercúrio; e, hidrocarbonetos. Considerando a importância de se reconhecer os cenários de potencial exposição a taisagentes, assinale a alternativa na qual o trabalhador se encontraria em maior risco de exposição ao arsênio.
Classicamente, os fatores de risco para a saúde e segurança dos trabalhadores, presentes ou relacionados ao trabalho, podem ser classificados em cinco grandes grupos: físicos; químicos; biológicos; ergonômicos e psicossociais; mecânicos e acidentes. A radiação ionizante é considerada um fator:
O acidente de trabalho passou a ser percebido como a consequência da exposição a uma condição insegura no ambiente de trabalho ou do cometimento de um ato inseguro por parte do próprio acidentado. Nesse contexto, os acidentes de trabalho foram divididos em algumas categorias de riscos, sendo eles: mecânicos, físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, sociais e ambientais. Com base nas informações apresentadas, um exemplo de risco mecânico é(são):
Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo. O principal passo para a prevenção é reconhecer o risco no ambiente de trabalho; tal reconhecimento pode ser realizado durante a elaboração do Programa de
Os locais de trabalho podem comprometer a saúde e a segurança do trabalhador em curto, médio e longo prazo, provocando lesões imediatas, doenças ou até mesmo a morte. Os riscos ocupacionais são os riscos de acidentes aos quais os trabalhadores estão sujeitos em um ambiente de trabalho e devem ser devidamente identificados, classificados e prevenidos. Entre os riscos ocupacionais incluemse aqueles ligados à execução de tarefas, à organização e às relações de trabalho, ao esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, mobiliário inadequado, posturas incorretas, controle rígido de tempo para produtividade, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia, repetitividade e situações causadoras de estresse denominam-se