Filtrar


Questões por página:
Quando há necessidade de mais espaço de armazenamento em um microcomputador, a opção mais comum é simplesmente adquirir outro HD. Quando se faz referência a armazenamento em redes, três siglas surgem como solução: NAS, DAS e SAN. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:

I. DAS (Direct Attached Storage) refere-se a dispositivos de armazenamento externo ligados diretamente ao servidor ou a qualquer outro micro da rede, como no caso das "cases" de HD ligadas a portas USB.
II. NAS (Network Attached Storage) refere-se a uma máquina que funciona como um servidor de arquivos ligado diretamente na rede e que roda um sistema operacional completo.
III. SAS (Serial Attached SCSI) é um barramento serial, similar ao SATA utilizado em HDs domésticos, mas que adiciona recursos para o uso em servidores. As versões iniciais do SAS suportavam taxas de transferência de 150 e 300 MB/s. Recentemente foi introduzido o padrão de 600 MB/s e passou a ser desenvolvido o padrão seguinte, de 1,2 GB/s.

Assinale:
mostrar texto associado
O zoning pode ser implementado em hardware ou em software. Na implementação em software, acontece o mascaramento do LUN (logical unit number), o que a torna mais segura e eficiente que o zoning implementado em hardware.
mostrar texto associado
IPSEC é o principal protocolo que garante a segurança em camada de rede em fibre channel com suporte a IP.
mostrar texto associado
Por meio da tecnologia VSAN (virtual SAN), é possível criar, em um mesmo switch fibre channel, vários switches lógicos, fazendo a segmentação entre os mesmos, o que permite o isolamento de tráfego.
mostrar texto associado
A criação de zonas (zoning) em uma SAN permite isolar determinados dispositivos e sistemas em uma rede com fibre channel. Por exemplo, para sistemas Unix, por meio de configurações de zoning, é possível isolar o acesso a dados em sistemas Windows em um storage.