Filtrar


Questões por página:
O avanço das políticas e estratégias para melhora da condição de saúde bucal da população brasileira vem ao encontro do desenvolvimento de inúmeros protocolos de atendimento, técnicas, instrumentos e materiais. O TRA (Tratamento Restaurador Atraumático) surgiu com o objetivo de melhorar as condições de saúde bucal de populações de países subdesenvolvidos, reduzindo o número de extrações dentárias e reabilitando o indivíduo. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Podemos dizer que o TRA trabalha com a intervenção mínima, preservando a estrutura dentária, removendo a parte tecidual mais contaminada, possibilitando a resposta reparadora dentinária e inibindo o crescimento bacteriano através das características químicas do material restaurador.
( ) O TRA, além das vantagens técnicas, possui indicadores positivos de aplicabilidade, podendo ser usado em visitas domiciliares, espaços escolares, creches e abrigos, com exceção dos espaços hospitalares.
( ) nota-se que o procedimento clínico do TRA diminui o nível de ansiedade, quando comparado com a técnica restauradora convencional, tanto em adultos como em crianças.
( ) ainda existem alguns entraves que dificultam a indicação desta técnica, como a falta de conhecimento e habilidade dos profissionais, questionamentos dos pacientes quanto à técnica, gestão de serviço ineficaz, utilização da técnica de forma isolada, falta de planejamento e delineamento dos programas, indicação equivocada e alto custo na logística e uso dos materiais.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A atenção básica estabelecida pela Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, com objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.
Considerando as características da PNAB, avalie as afirmativas a seguir:
I. A nova política de atenção básica (PNAB) define que a equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família) deve ser composta por, no mínimo, um médico e um enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família, um auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, podendo fazer parte da equipe os profissionais da saúde bucal. II. A atenção básica é o nível de atenção em saúde com maior dificuldade na produção de vínculos terapêuticos entre equipes de saúde e usuários e, mesmo assim, consegue promover uma ação clínica eficiente nos locais onde tem sido organizada tradicionalmente. III. É desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, próxima da vida das pessoas. Deve ser o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde. IV. A atenção básica tem como objetivo humanizar as práticas de saúde através do estabelecimento de um vínculo entre os profissionais de saúde e a população.
Estão CORRETAS as afirmações:
O planejamento da atenção em saúde bucal é um dos maiores desafios para um gestor de serviço de saúde bucal. Considerando uma proposta para organizar as ações de saúde bucal, avalie as seguintes afirmativas, relativas às ações de planejamento do gestor.
I. Os indicadores epidemiológicos e sociais devem ser utilizados com cautela no planejamento da saúde bucal coletiva. II. A abordagem individual deve ser priorizada, considerando a escovação com dentifrício fluoretado para população de alto risco. III. Deve-se proceder a uma abordagem populacional, como a manutenção da fluoretação das águas de abastecimento público em níveis ótimos e com acompanhamento periódico. IV. O reconhecimento das situações de vulnerabilidade e o uso de instrumentos de identificação das necessidades de tratamento odontológico são estratégias que devem ser utilizadas para a organização das ações de saúde bucal no território sob sua responsabilidade.
É CORRETO o que se afirma em:
A implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil vem, ao longo dos anos, ganhando espaço importante no sentido de garantir a integralidade da assistência, a universalidade da atenção à saúde e a equidade do atendimento, tentando corrigir distorções e desigualdades de acesso àqueles que mais necessitam, demonstrando que o país tem a oportunidade de avançar mais ainda na efetivação dessa política pública de saúde.
Entretanto, vários são os desafios a serem vencidos, EXCETO:
O Humaniza SUS é uma proposta para enfrentar o desafio de fazer os princípios do SUS funcionarem, garantindo o atendimento integral, equânime, universal e igualitário a todas as pessoas que necessitem de atendimento de saúde. Como proposta de intervenção nos processos de trabalho, o acolhimento surge como uma estratégia de humanizar o atendimento, através de uma proposta tecno-assistencial que pressupõe a mudança da relação profissional/usuário e sua rede social através de parâmetros técnicos, éticos, humanitários e de solidariedade, reconhecendo o usuário como sujeito e participante ativo no processo de produção da saúde. encontros entre a comunidade e a equipe de saúde.
É objetivo do acolhimento: