Filtrar


Questões por página:
A identificação do paciente é prática indispensável para garantir sua segurança em qualquer ambiente de cuidado à saúde, evitando, assim, diversos erros, tais como de medicação, durante a transfusão de hemocomponentes, em testes diagnósticos, de procedimentos realizados e de entrega de bebês às famílias erradas. No cuidado em pediatria, é também sugerida a utilização da etiqueta de identificação, na qual deverá constar, além do nome da criança e da data de nascimento, o nome da seguinte pessoa:
Uma criança de 6 anos de idade, com doença diarreica, apresenta-se irritada, olhos fundos, boca e língua secas, sede intensa, prega cutânea desaparece lentamente, pulso rápido e débil e enchimento capilar = 3 segundos.
Sobre a avaliação e a conduta recomendadas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Com base nos sinais e sintomas apresentados, a orientação inicial é administrar a solução de terapia de reidratação oral (SRO), entre 50 a 100 mL/kg, durante 4 a 6 horas.
( ) Para avaliar o enchimento capilar, deve-se manter a mão da criança fechada e comprimida por 15 segundos e, em seguida, abrir e observar o tempo no qual a coloração da palma da mão volta ao normal.
( ) Caso seja necessário corrigir a desidratação com terapia de reidratação parenteral, a fase rápida (expansão) com Soro Fisiológico a 0,9% deve ser no volume de 70 mL/kg em 2 horas.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
De acordo com o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis - DCNT no Brasil (2021-2030),14% das crianças de 5 a 9 anos apresentam obesidade.
Nesse sentido, assinale a opção que indica uma das metas voltadas para esse fator de risco das DCNT.

Acerca das recomendações do Ministério da Saúde relacionada à assistência imediata ao recém-nascido, marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Recomenda-se a utilização da pomada de eritromicina a 0,5% e, como alternativa, tetraciclina a 1% para realização da profilaxia da oftalmia neonatal.

( ) Se os pais recusarem a administração intramuscular da vitamina K, deve ser oferecida a administração oral e eles devem ser advertidos que este método exige múltiplas doses.

( ) Deve-se coletar sangue de cordão umbilical para análise de pH em recém-nascidos com alterações clínicas, tais como respiração irregular e tônus diminuído.


As afirmativas são, respectivamente,

Sobre a avaliação de crianças menores de cinco anos com dificuldade respiratória, marque V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) Quando, durante a inspiração, a parede torácica inferior da criança se move para dentro ocorre o fenômeno denominado tiragem intercostal.

( ) Crianças menores de dois meses que, além de tosse e da dificuldade respiratória, apresentem frequência respiratória (FR) elevada (≥ 60), com ou sem tiragem, devem ser consideradas como pacientes com pneumonia grave.

( ) O desconforto respiratório leve é caracterizado por movimento débil do ar distal, taquicardia, bradipneia e moteamento da pele.


As afirmativas são, respectivamente,