Filtrar


Questões por página:
Analise as afirmativas a seguir:
I. O infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular encefálico representam uma das maiores causas de mortalidade no mundo. Portanto, é essencial que o enfermeiro alocado na ala de urgência/emergência saiba identificar rapidamente os sintomas dessas condições e realizar o atendimento indicado para cada caso o mais rápido possível, a fim de agravar complicações no paciente. II. O ângulo de inserção da agulha em relação à pele no momento da aplicação de insulina, do mesmo modo que a prega subcutânea, tem o objetivo de evitar injeção no músculo. Em agulhas com 4 ou 5 mm de comprimento, recomenda-se ângulo de 90º. Em agulhas com 6 ou 8 mm de comprimento, o ângulo pode variar entre 45º e 90º para adultos, de acordo com a quantidade de tecido subcutâneo no local da injeção; e de 45º para crianças e adolescentes. Em agulhas com mais de 8 mm de comprimento, por fim, o ângulo indicado é de 45º, independentemente da quantidade de tecido subcutâneo em adultos, não sendo indicadas para crianças e adolescentes. III. O percentual de perda de peso é considerado o melhor indicador da desidratação nas doenças diarreicas em crianças. Mesmo quando o peso anterior recente não é disponível, é fundamental que seja mensurado o peso exato na avaliação inicial do paciente. Considera-se que perda de peso de até 5% represente a desidratação leve; entre 5% e 10% a desidratação é moderada; e perda de mais de 10% traduz desidratação grave.
Marque a alternativa CORRETA:
A triagem neonatal, conhecida popularmente como teste do pezinho, possibilita, através da coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê, o diagnóstico de doenças genéticas, endocrinológicas e metabólicas no recém-nascido muitas vezes não evidenciadas clinicamente ao nascimento. De acordo com o Ministério da Saúde, o teste do pezinho deve ser preferencialmente realizado:
São considerados idiopáticos os casos explicados por variações fisiológicas como a baixa estatura familiar e o retardo constitucional do crescimento na puberdade. A avaliação clínica dessas crianças tem por objetivo afastar algumas condições associada a:
A amamentação, que é o ato de alimentar o bebê com o leite materno vindo diretamente do peito, deve ser exclusiva durante os primeiros 6 meses de vida do bebê. A amamentação traz inúmeros benefícios para a mãe e para o bebê, EXCETO:
A icterícia é uma ocorrência comum no período neonatal. Dois entre três recém-nascidos a termo e uma porcentagem ainda maior em prematuros desenvolvem icterícia clínica. Dentre as condutas estão a alimentação precoce e a fototerapia. Os cuidados de enfermagem para um recém-nascido em fototerapia incluem, EXCETO: