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Considere a vivência de um menino de 5 anos.
Descrição:
I. O menino considerou o pai o seu rival, impedindo o acesso ao objeto do seu desejo, que é a mãe.
II. Para tentar conquistar a mãe, o menino passou a se identificar com o pai, imitando o seu comportamento.
III. Posteriormente a esses fatos, o menino desistirá da mãe, trocando-a pelo mundo social e cultural.

A denominação de cada fase, o autor e as correspondentes descrições da ocorrência dos fatos são:

A alimentação de uma criança que está com sete meses de vida, saudável e com desenvolvimento normal, vem ocorrendo da seguinte forma: aleitamento materno mantido, introdução de um alimento diferente, de alto valor nutricional, a cada semana, desde os seis meses de idade, a fim de prevenir carências alimentares e obesidade. Esta alimentação complementar é oferecida por meio de colher, com consistência espessa desde o início, seis vezes ao dia.
Algumas das condutas presentes na situação acima estão em desacordo com as recomendações para uma alimentação saudável do MS (2009). Uma destas condutas, nesta situação, é:
Um adolescente que mora em um pequeno município, acompanha a avó a uma Unidade Básica de Saúde. Esta relata ao enfermeiro que este jovem diz, frequentemente, não ter perspectivas quanto ao próprio futuro e que já teve, algumas vezes, ideias suicidas. Ela diz, ainda, que os pais disseram que esta é só uma fase e que o adolescente, apenas, quer chamar a atenção. Há informações de que este jovem não é usuário de drogas ilícitas e nem apresenta transtornos mentais. Nesta situação, as Diretrizes do Ministério da Saúde - MS (2010) recomendam, dentre outros, que haja
A mãe de uma criança que está de alta hospitalar recebe diversas orientações, como a do procedimento de administração, em casa, da medicação via oral prescrita para seu filho. O enfermeiro, a fim de explicar detalhadamente o procedimento, fala, escreve, desenha, gesticula e utiliza um manequim infantil e objetos apropriados para simular tal procedimento. Após as orientações, pergunta à mãe se esta compreendeu, solicitando à mesma que explique e demonstre o que foi orientado. Segundo SILVA (2002), neste processo comunicativo ocorre, dentre outros, a utilização de códigos