Filtrar


Questões por página:
O tratamento da tosse crônica na infância é mais efetivo se dirigido à doença de base, evitando-se a utilização de medicamentos sintomáticos. Analisado o enunciado assinale a alternativa CORRETA.
Criança de 5 anos em tratamento para asma brônquica, por meio do uso de beclometasona em dose de 200 mcg/dia com espaçador e máscara, vem apresentando crises mais de duas vezes por semana, sendo necessário o uso de medicação de alívio. Tem despertar noturno ao menos uma vez por semana. Quanto à evolução e ao prognóstico da asma na infância, avalie as afirmativas.
I Muitas crianças com sibilância na primeira infância resolvem sua patologia. Lactentes com sibilância recorrente têm risco aumentado de desenvolver asma persistente, e crianças atópicas têm maior probabilidade de manter sibilância e desenvolver asma persistente. II Uma das características sugestivas de asma no pré-escolar é o controle dos sintomas depois de prova terapêutica, com corticosteroide inalatório por dois a três meses, com subsequente piora depois da suspensão. III O beta-2-agonista de curta duração é a medicação de escolha. Anticolinérgicos podem ser associados, mas somente em episódios graves de sibilância, uma vez que seu efeito aditivo é pequeno em crises mais brandas. IV São fatores de risco para a gravidade da asma tabagismo passivo, prematuridade e/ou baixo peso ao nascer, broncodisplasia pulmonar e imunodeficiência primária ou secundária. V O vírus sincicial respiratório (VSR) é o vírus respiratório mais prevalente nas infecções respiratórias e é predominante tanto em adultos como em crianças.
Das afirmativas acima, são corretas:
B.C.A.,2 anos, comparece à unidade de saúde com febre alta há 18 horas, irritabilidade, queda do estado geral, manchas eritematosas, extremidades frias e tempo de enchimento capilar de quatro segundos. Apresenta ainda FC: 165 bpm, fr: 43 irpm e pa: 79/50mmHg. Sendo assim, a hipótese diagnóstica mais provável é
A cefaleia é a terceira forma de dor mais comum em crianças e adolescentes. Com relação às cefaleias nessa faixa etária, é CORRETO afirmar que:
Com relação às doenças exantemáticas na criança e no adolescente, é CORRETO afirmar que: