Filtrar


Questões por página:
Helena,28 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde (UBS) para uma consulta de enfermagem no puerpério, sete semanas após um parto normal e sem complicações. Ela está amamentando exclusivamente, e o bebê apresenta ganho de peso adequado. Helena manifesta preocupação com a possibilidade de engravidar novamente, pois já teve um episódio de menstruação desde o parto. No momento, ela não utiliza nenhum método contraceptivo e busca orientações sobre um método regular e seguro de anticoncepção para o período de amamentação. Durante a consulta, a enfermeira avalia seus sinais vitais, examina o abdome, verifica a cicatrização do períneo e realiza um exame das mamas, sem encontrar sinais de mastite. Além disso, a enfermeira investiga o estado emocional de Helena, que relata estar se sentindo bem, mas ligeiramente cansada devido às demandas da maternidade. Como a enfermeira deverá proceder em relação à orientação sobre anticoncepção para Helena, considerando o período do puerpério e a amamentação exclusiva?
Durante uma consulta de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Jonas,32 anos, relata dor ao urinar e secreção uretral esbranquiçada há três dias. Ele tem vida sexual ativa e não utiliza preservativo de forma regular. O enfermeiro realiza uma avaliação inicial e orienta Jonas sobre os possíveis riscos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ressaltando a importância de realizar testes para HIV e sífilis, independentemente da presença de sintomas, a fim de obter um diagnóstico completo e garantir um manejo adequado. Com base na situação apresentada, assinale a orientação que o enfermeiro deverá fornecer como parte do manejo e prevenção das ISTs.
A sífilis é uma doença infecciosa aguda e crônica causada pelo espiroqueta Treponema pallidum. Sobre o tratamento de sífilis, é CORRETO afirmar que:
A cistite é uma inflamação da bexiga urinária e ocorre com mais frequência em mulheres, particularmente em mulheres sexualmente ativas. Sobre a cistite, assinalar a alternativa CORRETA.
Sobre a assistência de enfermagem durante e pós-parto, analisar os itens.

I. Evitar o estresse por frio em recém-nascidos é essencial para ajudá-los a fazer a transição fisiológica para a vida extrauterina.
II. As intervenções de enfermagem diante às necessidades termorregulatórias do recém-nascido possibilitam que este minimize sua taxa metabólica e seu consumo de oxigênio, conservando assim as reservas de energia vitais necessárias para um crescimento ótimo.
III. Um ambiente no qual a temperatura corporal é mantida sem aumento da taxa metabólica, e nem utilização de oxigênio, é chamado de ambiente térmico neutro.

Está CORRETO o que se afirma: