Filtrar


Questões por página:
Fabiana,22 anos de idade e quatro filhos vivos, procura a Estratégia de Saúde de Família (ESF) para orientação sobre planejamento familiar, com interesse em realizar a técnica contraceptiva de esterilização feminina. Diante desse relato e de acordo com a Lei N°14.443/2022, é CORRETO informar a Fabiana que:
No sentido de assegurar a saúde da mulher e do recém-nascido, a enfermeira e a técnica de enfermagem da Estratégia Saúde da Família, no 7° dia após o parto de Dona Joana, realizam uma visita domiciliar. Após exame físico da puérpera, a enfermeira registra na evolução clínica: “Paciente com estado geral bom, consciente, orientada, corada, eupneica, mamas aumentadas de tamanho e mamilos protusos, abdome flácido, útero palpável acima da cicatriz umbilical, com redução da consistência e da mobilidade do órgão, lóquios fisiológicos, colo do útero fechado, períneo integro, diurese e eliminação intestinal presente e edema e dor em membros inferiores”. Com base em seus conhecimentos sobre fisiologia do pós-parto, qual das características abaixo descritas, do processo involutivo e de recuperação do organismo materno, encontra-se alterada, considerando o período de puerpério em que Dona Joana se encontra?
Qual vacina é recomendada para gestantes a partir da 20ª semana gestacional e puérperas até 45 dias pós-parto?
Leia o caso e responda o que se pede:

J.S.,30 anos, Gesta 3, chega ao serviço de saúde em pleno trabalho de parto. A paciente possui histórico de duas cesáreas anteriores, útero retrovertido e incompatibilidade Rh. Durante ultrassom realizado à beira do leito, foi constatado que o bebê está em apresentação córmica e com circular de cordão.

Qual das condições apresentadas no caso acima constitui uma indicação absoluta de cesárea?

O resgate é acionado para atendimento de uma gestante do último trimestre, a qual apresenta sonolência, escotomas, diplopia, cefaleia, epigastralgia e vômito. Este quadro emergencial é compatível com: