Filtrar


Questões por página:
Em um grupo de mulheres, com o objetivo de orientar sobre câncer de mama, o profissional expôs fatores de risco e de proteção para esse tipo de câncer. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, assinale a alternativa que condiz com fator de proteção para essa patologia.
Mulher de 28 anos de idade, sexualmente ativa, procura a unidade de saúde e pergunta ao técnico de enfermagem se ela necessita fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero, pois nunca realizou esse exame. Diante dessa situação, conforme o Ministério da Saúde, assinale a orientação correta realizada pelo profissional.

Renata,30 anos,28 semanas de gestação, deu entrada no pronto atendimento com relato de crise convulsiva recente, sendo encaminhada para avaliação pela enfermeira da classificação de risco. A paciente mostrou-se responsiva, porém, com certa confusão mental, PA = 140x90 mmHg, cefaleia, alterações visuais e TAx = 40°C. D


Diante dessa avaliação e com base no protocolo de classificação de risco para esse tipo de atendimento, a paciente deve receber a seguinte classificação:

Ao iniciar o pré-natal, uma gestante teve prescrição de suplementação de ferro e ácido fólico, a ocorrer durante toda a gestação.


Essa é uma recomendação do Ministério da Saúde como parte do cuidado no pré-natal, que tem como um dos objetivos:

Para responder à questão, considere o relato a seguir.


O enfermeiro observou que O.O.,32 anos, sexo feminino, casada, procurava o ambulatório com frequência, em busca de medicação para alívio de cólicas menstruais. Ao conversar com a funcionária, foi informado que, após a suspensão do uso de anticoncepcional oral, seus ciclos menstruais passaram a ter a duração de 25 dias e que suas menstruações, com duração de 6 a 8 dias, vinham acompanhadas por cólicas intensas, que algumas vezes a levavam a faltar ao serviço. Relatou ainda que sentia desconforto e, eventualmente, dores na região pélvica. O.O. mostrou-se preocupada, porque, apesar de ter suspendido o uso de anticoncepcionais há cerca de um ano, ainda não havia conseguido engravidar, mas não havia procurado o médico, pois achava isso natural.


Frente a essa situação, o enfermeiro deve