Filtrar


Questões por página:
São patologias contempladas pelo acompanhamento da Equipe de Saúde da Família, EXCETO:
Uma mulher de 50 anos, residente no estado de Minas Gerais, já apresentando lesões em tornozelos, joelhos, mãos e punhos, com lesões há mais de 6 anos. Ao exame, apresentava artrite em joelhos e punhos, squeeze test positivo em pés, lesões em “botoeira” em quirodáctilos, fez tratamento com corticoterapia por longa data e já com terapia biológica para artrite reumatoide. Nesse contexto, cuja terapia biológica está vigente, quais imunizações são todas contraindicadas devido ao tratamento atual:
Homem, de 46 anos, vai à consulta de rotina na atenção básica. Nega morbidades no momento atual, não usa medicamentos e faz consultas médicas anualmente. Realiza exercícios físicos três vezes por semana. Nunca tomou vacinas, pois na infância morava numa vila de pescadores, sem recursos. As vacinas recomendadas pelo Ministério da Saúde para esse paciente são:
Jorge, de 28 anos, procura seu médico de família, relatando secreção uretral mucopurulenta e ardência uretral durante a micção nas últimas 72 horas. Admite ter relações sexuais com parceiros de ambos os sexos sem uso de preservativos. Diante da impossibilidade de realizar exames complementares, foi medicado com doses únicas de 500 mg de ceftriaxone IM e 1 g de azitromicina VO. Uma semana depois do tratamento, retorna ao médico e diz que, apesar de alguma melhora, alguns sintomas persistem, como disúria e secreção uretral mucosa. Relata abstinência sexual nos últimos sete dias e tratamento dos seus parceiros fixos, com o mesmo regime terapêutico prescrito para ele, conforme orientado. Nesse contexto, a melhor conduta a ser tomada no retorno é:
Um homem, de 50 anos, hipertenso e diabético insulinodependente está em pré-operatório de colecistectomia. Hemograma e bioquímica são normais e não há outras comorbidades. No índice de risco cardíaco modificado (escore de Lee), sua pontuação é: