Filtrar


Questões por página:
A saúde, física e mental, de todo ser humano tem de ser preservada para que a pessoa possa desfrutar de uma qualidade de vida que seja a melhor possível. No caso dos trabalhadores, seu desempenho profissional será tanto melhor quanto melhor for sua qualidade de vida. A NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO estabelece diretrizes e requisitos para o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) nas organizações, com o objetivo de proteger e preservar a saúde de seus empregados com relação aos riscos ocupacionais, conforme avaliação de riscos do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) da organização.

O PCMSO, em conformidade com a NR 7, deve incluir a realização obrigatória de certos exames médicos, como, por exemplo, o exame médico
Toda situação que possa acarretar danos à saúde ou à integridade física do trabalhador em seu local de trabalho constitui um risco ocupacional. Como exemplos citam-se os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou ainda um conjunto de dois ou mais desses riscos. Para uma fácil e imediata identificação, avaliação e controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho, utiliza-se o mapa de risco, que é uma representação gráfica feita por cima da planta baixa do ambiente analisado que faz o uso de cores e círculos em tamanhos diferentes.

Em conformidade com a NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais –, a classificação dos riscos ocupacionais para determinar a necessidade de adoção de medidas de prevenção deve ser executada pela(o)
Considerando os exames admissionais, o exame clínico deve:
Acerca das principais dificuldades para o estabelecimento do nexo ou da relação trabalho-doença, julgue as sentenças em (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO. ( ) Ausência ou imprecisão na identificação de fatores de risco e/ou situações a que o trabalhador está ou esteve exposto e que são potencialmente lesivas para a sua saúde. ( ) Ausência ou imprecisão na caracterização do potencial de risco da exposição. ( ) Conhecimento insuficiente quanto aos efeitos para a saúde associados com a exposição em questão. ( ) Desconhecimento ou não-valorização de aspectos da história de exposição e da clínica, já descritos como associados ou sugestivos de doença ocupacional ou relacionada ao trabalho. ( ) Necessidade de métodos propedêuticos e abordagens por equipes multiprofissionais, nem sempre disponíveis nos serviços de saúde. Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
No mundo contemporâneo estima-se que um terço das profissões tem a voz como ferramenta básica de trabalho. Assim, grande parte da força de trabalho é composta por trabalhadores que utilizam a comunicação no seu processo de trabalho. Como consequência do crescimento do número de trabalhadores e trabalhadoras que utiliza a voz, pode ser esperada maior ocorrência de agravos relacionados à voz. A ocorrência desses agravos é particularmente importante para instituições de ensino.
Com relação aos Distúrbios de Voz Relacionados ao Trabalho (DVRT), é CORRETO afirmar que