Filtrar


Questões por página:
Uma empresa de galvanoplastia realizou um programa de saúde ocupacional para monitorar a exposição de seus funcionários ao cromo hexavalente (Cr6+), substância reconhecidamente carcinogênica. Durante os exames periódicos, foi constatado que quinze por cento dos trabalhadores apresentavam níveis elevados de Cr6+ em amostras de urina, sem sintomas clínicos aparentes. O médico do trabalho é solicitado a avaliar o risco de câncer de pulmão nessa população e propor medidas preventivas com base nos princípios da toxicologia e epidemiologia ocupacional. Com base no caso clínico hipotético, qual abordagem é a mais adequada para investigar e intervir nesse cenário de exposição ao cromo hexavalente?
A exposição ocupacional a solventes é uma preocupação em diversos ramos industriais, podendo levar a quadros de intoxicação aguda e crônica com repercussões significativas à saúde do trabalhador. Um trabalhador de 35 anos, há 10 anos em uma indústria de tintas, apresenta queixas neurológicas e psicológicas progressivas. Em relação à intoxicação crônica por tolueno e suas características semiológicas, indique a correta:
A segurança do trabalho tem por objetivo:
Quanto ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), é correto afirmar:
Sobre a saúde do trabalhador, analise os itens a seguir:

I- O trabalhador é sujeito das ações, participando das avaliações e das mudanças nos processos de organização do trabalho.
II- A epidemiologia volta-se para questões sanitárias que afetam de forma homogênea os trabalhadores, aumentando a prática de análises individuais.
III- Os agravos são determinados, principalmente, por macrocondicionantes sociais externos ao trabalho, que conformam as características do funcionamento do ambiente de trabalho.

Analisados os itens, assinale a alternativa CORRETA.
Visualizar Questão Comentada