Filtrar


Questões por página:
A identificação e a avaliação do risco suicida são competências que dizem respeito a toda a rede de saúde, sendo fundamental que todos estejam capacitados para realizá-la, por se tratar de uma grande questão de saúde pública mundial.
Sobre o suicídio analise as afirmativas abaixo.

I- Faz parte do que habitualmente chamamos de comportamento suicida: os pensamentos, os planos e a tentativa de suicídio.
II- A ambivalência, a impulsividade e a rigidez são características psicopatológicas comuns no estado mental dos suicidas.
III- O suicídio é um comportamento com determinantes multifatoriais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais.
IV- Os suicidas estão passando quase invariavelmente por uma doença mental e a principal doença associada ao comportamento suicida é a esquizofrenia.
V- Falar sobre o suicídio pode aumentar o risco, por isso, a mídia não deve abordar o tema.

É CORRETO o que se afirma apenas em:
O aumento das condições crônicas, responsáveis por 66% da carga de doenças no Brasil, das comorbidades e dos estilos de vida pouco saudáveis; o incremento da violência, sofrimento psíquico e drogadição; e o convívio com problemas associados à pobreza e à exclusão social, exigem Redes de Atenção à Saúde (RAS) coordenadas pela Atenção Primária à Saúde (BRASIL,2022). Nesse contexto, o Ministério da Saúde definiu como compromissos prioritários de governo a organização de redes temáticas: Rede Cegonha, Rede de Atenção às Urgências e Emergências, Rede de Atenção Psicossocial, Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.
Fonte: Brasil. Curso I: Regulação de Sistemas de Saúde do SUS: módulo 4: Redes de Atenção à Saúde.1. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde,2022.

Qual destas cinco RAS teve seu nome alterado por meio da Portaria GM/MS Nº 5.350, de 12 de setembro de 2024?
Fonte: Portaria GM/MS Nº 5.350, de 12 de setembro de 2024. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0003_03_10_2017.html#ANEXOVI
Os parasitos são "vermes" intestinais que podem ser helmintos, divididos em aqueles que apresentam formato arredondados /cilíndricos (nematelmintos) ou chato (platelmintos). Em relação aos parasitos intestinais, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo:

(__)Os sinais e sintomas mais comuns que levam à suspeita de parasitoses são: dores abdominais, diarreia, náuseas e/ou vômitos; excesso de produção de gases, aumento do apetite, perda de peso e, às vezes, tosse, febre e falta de ar.
(__)Um alto número de parasitos pode causar complicações nas crianças, principalmente naquelas que são desnutridas ou que apresentam imunidade diminuída.
(__)Todos os medicamentos usados para o tratamento das verminoses independem da idade da criança (cuidados especiais para os menores de 1 ano), do tipo de parasitose intestinal e do quadro clínico.
(__)Uma das medidas simples que podem ser feitas para evitar as parasitoses, e manter os animais domésticos vacinados e vermifugados, além de recolher as fezes dos animais em locais seguros, já que podem ser fontes de contaminação.

Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.
De acordo com a Portaria GM/MS Nº 1.604, de 18 de outubro de 2023 que institui a Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES), a Atenção Especializada compreende, dentre outras, as seguintes ações e serviços constantes em políticas e programas do Sistema Único de Saúde:

I.Os serviços de sangue e hemoderivados.
II.Os serviços de transplante do Sistema Nacional de Transplantes (SNT).
III.Os serviços de atenção materno-infantil.

É CORRETO o que se afirma em:
No que se refere ao Art.2º da Portaria GM/MS Nº 1.604, de 18 de outubro de 2023, analise a afirmativa abaixo:

A___deve ser a porta de entrada preferencial, principal centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde - RAS e local que assume a maior responsabilidade na ordenação do acesso e coordenação do cuidado do usuário de seu território.

Assinale alternativa que preenche corretamente a lacuna correspondente.