Filtrar


Questões por página:
De acordo com Portaria GM/MS Nº 420/2022 que atualiza a lista nacional de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, são de notificação compulsória, EXCETO:
O alcance das metas mundiais para o controle da tuberculose e a falta de diretrizes para o cenário posterior a 2015 levaram um grupo de países, dentre eles o Brasil, a solicitar à OMS, durante a Assembleia Mundial de Saúde (AMS), em maio de 2012, que propusesse uma nova estratégia para o controle da doença no mundo. Além dos princípios, foram identificados três pilares norteadores para o processo de alcance das metas, sendo o primeiro voltado para a atenção ao paciente, o segundo para o componente social e o terceiro para a pesquisa e inovação. NÃO é componente do Pilar 2 sobre políticas arrojadas e sistema de apoio:
Assinale a alternativa CORRETA considerando o que consta na Portaria n° 204, de 17 de fevereiro de 2016, a qual define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, nos termos do anexo, e dá outras providências.
A Portaria n° 204, de 17 de fevereiro de 2016, definiu a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. Essas doenças, agravos e eventos de saúde pública são classificados como de notificação compulsória imediata e de notificação semanal. Após a publicação desta portaria, outras portarias determinaram alterações na lista. Considerando a versão mais atual da lista presente na Portaria n° 217, de 1° de março de 2023, assinale a alternativa que apresenta uma doença, agravo ou evento de saúde pública de notificação imediata.
Visualizar Questão Comentada
Os Sistemas de Informação da Saúde (SIS) são constituídos por uma estrutura que permite realizar a transformação de dados em informação, em que envolve os profissionais nos processos de seleção, coleta, classificação, armazenamento, análise, divulgação e recuperação de dados. Um desses sistemas, foi implantado oficialmente a partir de 1990, com o objetivo de coletar dados sobre os nascimentos ocorridos em todo o território nacional e fornecer informações sobre natalidade para todos os níveis do Sistema de Saúde. Estamos falando do(a):