Filtrar


Questões por página:
O tabagismo é considerado uma doença pela a 10ª Classificação Internacional de Doenças (CID10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substâncias psicoativas. Analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O diagnóstico de dependência da nicotina é clínico e deve ser feito por meio de avaliação procedida pelo profissional da saúde que atende o usuário de tabaco, não são utilizados exames físicos, laboratoriais ou de imagem para este fim. II. Para complementar a avaliação clínica pode ser utilizado teste para avaliar o grau de dependência da nicotina como, por exemplo, o Teste de Fagerström. III. O tratamento do tabagismo se divide em não medicamentoso, medicamentoso e medidas auxiliares, podendo estar associados. IV. A nicotina é absorvida pelas células do tecido adiposo permanecendo ali por muito tempo, por isso as recaídas são comuns. Neste caso, os profissionais de saúde devem estar atentos e oferecer uma abordagem acolhedora.
A ocorrência de epidemias, surtos e agravos inusitados à saúde são situações emergenciais em que se impõe a notificação imediata de todos os casos suspeitos, com o objetivo de delimitar a área de ocorrência, elucidar o diagnóstico e deflagrar medidas de controle aplicáveis. Mecanismos próprios de notificação devem ser instituídos com base na apresentação clínica e epidemiológica do evento. O sistema de notificação deve estar permanentemente voltado para a sensibilização dos profissionais e das comunidades, visando melhorar a quantidade e qualidade dos dados coletados mediante o fortalecimento e ampliação da rede. Todas as unidades de saúde (públicas, privadas e filantrópicas) devem fazer parte do sistema, bem como os profissionais de saúde e mesmo a população em geral. Quanto aos aspectos que devem ser considerados na notificação compulsória, assinale a alternativa correta:
De acordo com o art.2º da Portaria nº 2.436/2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde, podemos conceituar Atenção Básica como um conjunto de ações de saúde:

A prática da enfermagem em saúde pública é uma ação de extrema necessidade na atualidade. Analise as seguintes ações.


I. Práticas de atenção primária.

II. Práticas de atenção secundária e terciária.

III. Desenvolvimento de programas de educação em saúde.

IV. Desenvolvimento de estudos epidemiológicos.


Enquadra-se como aplicações junto à saúde comunitária as alternativas

J.M.P,15 anos, foi mordida em sua mão pelo cão do seu vizinho. A mãe da paciente aborda o Agente Comunitário de Saúde, pois já havia queixado várias vezes do vizinho que tem treze cães e os deixa caminhar na rua pela manhã sem coleiras.

Diante dessa situação, assinale a alternativa que apresenta a orientação e a atuação que deve ser adotada pelo Agente Comunitário de Saúde.