Filtrar


Questões por página:
(Concurso Milagres/2018) “A tuberculose não fazia parte da pauta de preocupações do governo, ocupado com as doenças epidêmicas. Pela forma como se desenvolveu, o centro do Rio de Janeiro preservava condições materiais favoráveis ao aparecimento de epidemias, ocupando a febre amarela posição primordial na atenção do Estado”. (NASCIMENTO, Dilene Raimundo do. As Pestes do século XX: tuberculose e Aids no Brasil, uma história comparada. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz,2005, p.51). Sobre as reformas urbanas nas principais cidades brasileiras no final do século XIX e início do XX, assinale a alternativa correta:
Analise as afirmações a seguir, a respeito da febre amarela:
(__)- Não tem cura e pode ser fatal; (__)- O vírus da febre amarela existe no Brasil desde a colonização; (__)- Os macacos são transmissores de febre amarela; (__)- A vacina contra febre amarela é reconhecida como eficaz e segura.
Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso a sequência correta das proposições acima é, respectivamente:
Em 2018, a cidade de Santa Maria (RS) foi notícia nos meios de comunicação devido ao grande surto de:
Leia o trecho de um artigo publicado no site das Nações Unidas abaixo:
Imagem associada para resolução da questão


Fonte: news.un.org/pt/story/2023/01/1807902

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a última epidemia dessa doença encerrada em Uganda. Com a confirmação da medida, termina o surto que, em quase quatro meses, matou pelo menos 55 pessoas. Desde setembro, a doença se espalhou para nove distritos ugandeses, incluindo a capital, Kampala. O receio das autoridades é que o pior surto observado em mais de duas décadas no país chegasse à África Oriental.
Trata-se de uma zoonose, cujo morcego é o reservatório mais provável. Quatro dos cinco subtipos ocorrem em hospedeiro animal nativo da África. Acredita-se que o vírus foi transmitido para seres humanos a partir do contato com sangue, órgãos ou fluidos corporais de animais infectados, como chimpanzés, gorilas, morcegos-gigantes, antílopes e porcos-espinho. Que doença é essa?
Baixos índices de umidade do ar podem provocar problemas de saúde, principalmente ao sistema respiratório. Relacione adequadamente as porcentagens de umidade do ar de acordo com a realidade que cada porcentagem representa.

1.
Abaixo de 12%. ( )Estado de atenção.
2.
Entre 12% e 20%. ( )Estado de alerta.
3.
Entre 20% e 30%. ( )Estado de emergência.

A sequência está correta em