Filtrar


Questões por página:
Sobre a Covid-19 leia o trecho a seguir:
O "período de _____________" se refere ao tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso da Covid-19 esse intervalo varia de ___ a ____ dias, geralmente ficando em torno de ____ dias.

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

O Governo da China isolou neste ano a cidade de Wuhan, deixando 11 milhões de habitantes em quarentena para evitar a propagação do recém-descoberto coronavírus 2019-nCoV. Segundo as autoridades, o surto já causou 26 mortes e mais de 890 diagnósticos de contaminação e foi detectado em ao menos outros 16 países, incluindo Cingapura, Tailândia, Coreia do Sul, Japão, Taiwan e Estados Unidos.

(FONTE:https://brasil.elpais.com/internacional/2020-01-21/novo-virus-chines-tem-contaminacao-entre-humanos.html – ADAPTADO)


De acordo com as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), como esse vírus se manifesta?

“O Brasil vive uma nova epidemia de sífilis, uma doença sexualmente transmissível que parecia existir, para a maior parte da população, apenas nos livros de história. A doença pode levar a problemas de fertilidade e até a morte, se não tratada. A maior preocupação é com a transmissão de mulheres grávidas para os fetos. Os bebês podem sofrer malformações no sistema nervoso, perder a visão ou a audição e até mesmo morrer.” (Disponível em: http://epoca.globo.com/saude/noticia/2016/11/por-que-o-brasil-vive-uma-epidemia-de-sifilis.html.) A sífilis é uma doença causada por:
“Um filme sobre a luta antimanicomial começou a ser gravado em 2013, durante as manifestações do dia 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Nos dois anos seguintes, o diretor santista e sua equipe trabalharam com recursos próprios e colheram entrevistas de lideranças, usuários do Caps e autoridades. O filme ainda está em andamento. E a luta antimanicomial também.”
(Disponível em: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cultura/luta-antimanicomial-vai-para-atela/?cHash=35de72d53dcb46fd94c15b64d01c970d.)
O movimento antimanicomial brasileiro trabalha, entre outros fatores:

“A Organização Mundial da Saúde declarou que o surto da Zika já não é mais uma emergência de saúde internacional. A entidade garantiu, entretanto, que vai manter um ‘programa robusto’ contra o vírus e as complicações neurológicas relacionadas a ele. Apesar do anúncio, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, já tinha dito que a situação de emergência vai ser mantida no Brasil por tempo indeterminado. Ele também anunciou novos critérios e exames na rede de saúde para gestantes e bebês com suspeita de Zika.

(Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2016/11/18/giro-uol-traz-os-destaques-da-noite-desta-sexta-1811-paravoce-ouca.htm.)

A doença provocada pelo Zika vírus pode, entre outros fatores, provocar danos permanentes nas pessoas infectadas.

Dentre os danos permanentes, possíveis de ocorrer, podemos identificar: