Filtrar


Questões por página:

O alerta sobre o aparecimento de um novo problema de saúde capaz de se espalhar pelos países do globo suscitou o medo do surgimento de uma nova pandemia - poucos dias após o anúncio da OMS sobre o fim da pandemia de gripe A (H1N1). Especialistas consultados acreditam que a situação merece atenção, principalmente em relação às UTIs, mas não há necessidade de alarmismo e mudanças no cotidiano das pessoas.

(Adaptado de veja.abril.com.br/noticia/saude)

O texto se refere a

O relatório sobre a epidemia divulgado [em dezembro de 2010] mostra que o número de infecções pelo vírus caiu quase 20% nos últimos dez anos. O estudo do programa das Nações Unidas que coordena a campanha de combate à doença ressalta um fato inédito: pela primeira vez, a queda do número de novas infecções está ligada à disseminação do conhecimento sobre o vírus [causador da doença].

(Adaptado de www.dw-world.de/dw)

A notícia refere-se à

O surto de E. coli que atinge [o país] matou nesta terça-feira [14/06/11] a primeira criança, uma vítima de dois anos que morreu por conta da bactéria na cidade de Hannover, elevando para 37 o número de mortos. As autoridades de saúde [do país] fizeram conexões entre a epidemia, a mais mortal do seu tipo na história moderna, e brotos de feijão contaminados de uma fazenda orgânica que vendeu seus produtos para consumidores e restaurantes.

(Adaptado de: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti-cias/reuters/ 2011/06/14/surto-de-ecoli-mata-primeira-crianca.jhtm)

O país com o surto de E. coli a que se refere a notícia acima é a:

Não é de hoje que vacinas causam polêmica. Mesmo aquelas cujo benefício tornou-se inquestionável, como as da varíola e da poliomielite, já foram recebidas com resistência pela população. Em relação à nova vacina que está sendo oferecida a partir de março [2014] pelo Ministério da Saúde, já existe até uma página no Facebook chamada “Sou contra a vacina”, em que pais e profissionais de saúde postam reportagens, estudos e avaliações contrárias à imunização.

(http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/03/16/ medicos-governo-e-farmaceutica-reafirmam-a-seguranca-da-vacina.htm. Adaptado)

A notícia refere-se à vacina contra

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo determinou a suspensão do fornecimento da substância fosfoetalonamina, nesta quarta-feira (11.11.2015).
Mais de duas mil liminares já tinham pedido a droga, que era distribuída pela USP São Carlos. A USP recorreu, afirmando que não tinha condições de produzir o remédio em larga escala e que, além disso, não há pesquisas que atestem a eficácia da droga.
(http://goo.gl/R8iSzt. Adaptado)
Supostamente, a droga teria efeito