Filtrar


Questões por página:
Leia o texto: “As origens da Segunda Guerra Mundial produziram uma literatura histórica incomparavelmente menor sobre suas causas do que as da Primeira Guerra, e por um motivo óbvio”. Eric Hobsbawn. A Era dos Extremos.
Segundo a perspectiva de análise do autor, a diferença da produção historiográfica sobre as origens da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais foram:

No início da guerra, Getúlio Vargas manteve o Brasil neutro e conservou relações comerciais tanto com os alemães como com os norte-americanos. Aos poucos, no entanto, foi se tornando cada vez mais difícil para o Brasil manter a neutralidade.

(Alfredo Boulos Júnior, História: sociedade & cidadania,9° ano)


A respeito da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que

Dentre as iniciativas de exercer influência político-econômica em países estrangeiros feitas pelos Estados Unidos ao longo de sua história, destacam-se a Doutrina Monroe, no século XIX, e o Plano Marshall, após a segunda guerra mundial, os quais procuraram estender seus interesses aos seguintes continentes, respectivamente:

“Em 1942, época da Segunda Guerra Mundial, a posição geográfica de Natal foi classificada como ‘um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo’ pelo Departamento de Guerra dos EUA. Na época as praias de Natal eram frequentadas somente por pescadores e a população ribeirinha. Os militares americanos tornaram algumas praias famosas, como a Praia dos Artistas, que recebeu esse nome por causa das muitas personalidades que eram vistas no lugar.”

(Disponível em: https://vivernatal.wordpress.com/2014/01/02/11-curiosidades-de-natal-rn-que-poucos-sabem/.)

Os demais pontos, considerados também estratégicos na avaliação norte-americana, foram:

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, foram constituídas zonas de influência geopolítica caracterizadas pela hegemonia ostentada por duas superpotências econômicas e militares que emergiram do conflito: Estados Unidos e União Soviética. Sobre o período que se convencionou denominar como “Guerra Fria”, é correto afirmar: