Filtrar


Questões por página:
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta (11.12.2015), a operação Vidas Secas – Sinhá Vitória. Foram cumpridos 24 mandados de busca e 4 de prisão em 8 estados e no DF. Investigação aponta nomes de doleiros da Lava Jato.

O objetivo da operação é
Foi noticiado no Jornal Nacional da Rede Globo em 17.09.13: “Polícia do Rio analisa depoimentos sobre desaparecimento de Amarildo”. Baseado no tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. O ajudante de pedreiro Amarildo está desaparecido desde 14 de julho, quando foi levado por PMs para a sede da UPP da Rocinha. Os policiais dizem que ele foi liberado após uma averiguação.

II. O pedreiro Amarildo sumiu depois de ser levado por policiais militares para a sede da UPP para prestar esclarecimentos, pois havia sido confundido com um criminoso. Acreditam que ele iniciou a onda de protestos violentos no Rio de Janeiro.

III. O caso do pedreiro Amarildo tomou proporções nacionais após familiares e amigos se juntarem às manifestações no Rio de Janeiro com faixas exigindo respostas sobre seu sumiço. Eles ganharam a simpatia dos manifestantes que engrossaram o movimento.

Procuradora vai para presídio de Bangu, diz delegado

    (13/5/2010) O delegado da Polinter, Paulo Freitas, que aguarda a saída de Vera Lúcia Sant'anna Gomes do Fórum no Centro do Rio, informou que ela ficará presa em uma cela especial no presídio de Pedrolino Werling de Oliveira, mais conhecido como Bangu 8, na Zona Oeste do Rio.
    De acordo com o delegado, a suspeita primeiro será encaminhada à Polinter, no Andaraí, na Zona Norte, onde dará entrada no sistema carcerário. De lá, seguirá para o Instituto Médico Legal, onde fará o exame de corpo de delito, e deverá passar esta noite em Bangu 8.
    A procuradora se entregou à polícia no início da tarde desta quinta-feira (13), no Fórum do Rio, no centro da cidade.

Internet: www.g1.globo.com (com adaptações). Acesso em 13/5/2010.

A procuradora aposentada mencionada no texto foi presa em função de

Maníaco de Luziânia é imaturo e agressivo, dizem laudos que alertavam possibilidade de novos crimes

     (14/4/2010) Inseguro, imaturo e agressivo. Essas são características atribuídas a Adimar Jesus da Silva, que confessou ter matado, estuprado e enterrado seis jovens de Luziânia (GO) em laudos obtidos pela reportagem do R7.
    Estudos psicológicos, de 2008 e 2009, dão conta de que o suspeito teve uma infância difícil. Natural de Serra Dourada, na Bahia, Silva é filho de lavradores pobres que não o deixaram ir à escola por não terem dinheiro para comprar material escolar. Desde criança, ele ajudava com o serviço da roça.

Internet: www.r7.com. Acesso em 13/5/2010.

Acesso em 13/5/2010. Acerca da situação tratada no texto e de conhecimentos relativos ao assunto, assinale a alternativa correta.

Acusado de envolvimento com narcotráfico, lavagem de dinheiro e de ser o maior contrabandista de cigarros para o Brasil, o multimilionário Horacio Cartes, do Partido Colorado, será o próximo presidente do Paraguai, indicam resultados da apuração divulgados no domingo, 21 de abril de 2013. Com Cartes, um novato na política, os colorados retomam sua histórica hegemonia sobre o poder paraguaio, dez meses após a queda de Fernando Lugo.

(estadao.com.br, 21.04.13)

A vitória de Horacio Cartes nas eleições paraguaias pode ter consequências importantes para a relação do Paraguai com o Brasil. Entre as mudanças esperadas, está