Filtrar


Questões por página:

Jairo Souza Santos, conhecido como Dr. Jairinho é acusado de matar o enteado Henry Borel. Henry chegou morto a um hospital da Zona Oeste do Rio na madrugada do dia 8 de março, com hemorragia e edemas pelo corpo. Este crime causou muita comoção em todo o Brasil, devido os fatos apresentados pela mídia.

Quem era Dr. Jairinho?

Analise as afirmativas abaixo no que tange à violência contra a mulher no Brasil.
1. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o Brasil é o quinto colocado em número de assassinatos de mulheres no mundo. 2. A Lei 13.104/15 enquadra como caso de feminicídio, por exemplo, o assassinato resultado da violência doméstica contra a mulher ou, ainda, quando o homicida é um familiar ou já manteve algum tipo de relacionamento afetivo com a vítima. 3. Dados apresentados no 13o Anuário de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, evidenciam que mais de 82% dos 66 mil casos de estupros registrados no Brasil foram cometidos contra o sexo feminino, na maioria contra menores de idade e por familiares ou conhecidos das vítimas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
No dia 5 de abril de 2023, um crime bárbaro cometido na cidade catarinense de Blumenau chocou o país. Um homem armado com uma machadinha invadiu uma creche e matou quatro crianças.
A comoção popular foi ainda maior porque esse não foi o primeiro caso ocorrido em Santa Catarina.
No dia 4 de maio de 2021, um crime semelhante aconteceu na região Oeste, vitimando três bebês e duas profissionais em uma escola infantil.
Assinale a alternativa que indica corretamente o nome da cidade onde esse primeiro crime ocorreu.
Foi morto, em 9 de fevereiro de 2020, o ex-policial do Bope Adriano de Nóbrega. Ele era acusado de interagir com as milícias do Rio de Janeiro, dentre inúmeros crimes. Sua morte levantou polêmica por conta de rumores de uma possível “queima de arquivo”. Em qual estado ocorreu a morte de Adriano de Nóbrega?

A Lei Maria da Penha faz 10 anos

Houve muitos avanços, mas a violência doméstica ainda é uma ameaça.

“Nos três primeiros meses deste ano, foram 200 denúncias por dia. A delegacia é a porta de entrada para quem decide denunciar a agressão. Lugar onde o inquérito vai ser instaurado e a medida protetiva solicitada à Justiça para que o agressor seja afastado e tenha que manter distância da vítima. Mas, muitas vezes, há outros caminhos que a mulher precisa percorrer até conseguir toda a proteção e atendimento de que ela precisa depois da agressão.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/08/lei-maria-da-penha-faz-10-anos-mas-violenciadomestica-ainda-e-ameaca.html. Adaptado.)

Sobre essa lei, analise as afirmativas a seguir.

I. Foi criada para combater a violência doméstica e familiar; impõe punição dos agressores com maior rigor.

II. Configura violência contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual, entre outros.

III. Com essa lei, a violência contra a mulher passa a ser interpretada como um problema individual e extingue-se, assim, a chamada “cultura do estupro”.

IV. Durante séculos, esse tipo de agressão (violência doméstica) nem sempre foi considerada uma violência pela sociedade brasileira, sendo vista por muitos como “problemas de família”.

Estão corretas as afirmativas