Filtrar


Questões por página:

Com relação à dimensão investigativa do serviço social, aos processos de planejamento e aos projetos de intervenção profissional, julgue o item seguinte.


Na interdisciplinaridade, o conhecimento e o domínio das possibilidades e limites da própria profissão se dissolvem para que haja interação com as demais profissões.

Sobre a intersetorialidade nas políticas sociais, analise as afirmativas.


I. O rompimento com a tradição da ciência moderna é um dos grandes desafios à intersetorialidade, considerando a lógica parcializada de organização e produção do saber que opera, tendo como consequência intensa especialização disciplinar e práticas sociais fragmentadas.
II. A intersetorialidade é a possibilidade de síntese de práticas, mas sua possibilidade está na faculdade de reconhecimento dos limites de poder e de atuação dos setores, pessoas e instituições.
III. A ideia de síntese prescinde dos fazeres e atribuições setoriais, isto é, os domínios temáticos setoriais devem ser dispensados para a construção de objetos e objetivos comuns.


Está correto o que se afirma em

Analise a seguinte situação hipotética:


Carolina tornou-se assistente social na Secretaria competente de seu município. No primeiro dia de trabalho, descobre que outros profissionais, como pedagogos e psicólogos, exercerão atividades junto com ela, constituindo, assim, uma equipe multiprofissional.

Diante dessa situação, assinale a alternativa que indica a melhor conduta a ser exercida por Carolina:

Como se sabe, o Assistente Social atua em diferentes espaços ocupacionais e, muitas vezes, em conjunto com profissionais de diferentes formações. No que se refere aos desafios de um trabalho interdisciplinar, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Deve o Assistente Social, sempre que possível, fazer parte de equipes multiprofissionais, bem como estimular o trabalho interdisciplinar, mas, em matéria de Serviço Social, a elaboração ou subscrição de pareceres é de sua exclusiva competência.

II – A interdisciplinaridade, como resultado da atuação multiprofissional, só se mostra viável como método de trabalho, já que as especificidades e a autonomia de cada área do conhecimento são indissociáveis da identidade profissional.

III – A interdisciplinaridade é um processo de interação entre diferentes tipos de conhecimento, no qual o trabalho multiprofissional ocorre de forma interdependente, geralmente com troca e cooperação residual.

Considerando a importância e a complexidade do trabalho multiprofissional e interdisciplinar no contexto da atuação profissional do assistente social, seria INCORRETO afirmar que: