Filtrar


Questões por página:
Beatriz é assistente social numa grande instituição com fluxo volumoso de demandas. Todavia, a despeito disso, no desenvolvimento de seu processo de trabalho, Beatriz sempre inicia o atendimento esclarecendo ao usuário os objetivos do encontro e a amplitude de sua atuação profissional. À luz do Código de Ética do/da Assistente Social, a postura de Beatriz é:
Para apreender os fundamentos da ética faz-se necessário buscar a gênese do ser social na história. Suas formas de ser são categorias objetivas, ou seja, sócio-históricas. Nesse sentido, o campo da reprodução social das objetivações ético-morais constitui-se pela(o)
Pedro, assistente social, em seu processo de trabalho, busca garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos(as) usuários(as), mesmo que sejam contrárias aos seus valores e às suas crenças. De acordo com o Código de Ética dos Assistentes Sociais, a postura de Pedro é:
A análise e a produção do atual Código de Ética foram norteadas por duas preocupações: transformá-lo em um mecanismo de defesa da qualidade dos serviços prestados pelos assistentes sociais e dar respaldo jurídico para que o profissional exerça a sua atividade. Na estrutura do Código vigente, os fundamentos que balizam o projeto e os compromissos ético-profissionais compõem:
Na avaliação de Maria Lucia Barroco, o Código de Ética do Serviço Social repõe a ética no interior da práxis, considerando