Filtrar


Questões por página:

Num serviço de referência na atenção de média complexidade na rede pública, o assistente social atende uma mulher jovem, faxineira-diarista, residente em área distante, com o seguinte histórico:

Encaminhada pelo posto de saúde para esclarecimento acerca de alterações no seu preventivo ginecológico. Na primeira consulta, estava muito nervosa, a médica repetiu o exame, tranquilizou-a informando que se tratava de uma “pequena infecção” e que retornasse em 3 meses. Julgou que estava fora de risco, priorizou o trabalho e ao retornar com 3 meses de atraso recebeu diagnóstico de carcinoma.

Na perspectiva do projeto ético-político do Serviço Social, a assistente social deve constatar que

Ana Maria de Vasconcelos, na sua pesquisa, demonstra que os assistentes sociais, com frequência, declaram que a precarização do trabalho e dos direitos sociais desmobiliza a ação profissional.

Considerando as tarefas que o projeto de democracia de massa na saúde e na seguridade social requisita, o paradoxo dessa declaração encontra-se

Observando os desafios que a democratizaçãoda saúde exige no enfrentamento das políticasneoliberais, o Serviço Social utiliza os dadosepidemiológicos sobre os usuários da unidade e dapopulação geral para

A direção de uma unidade hospitalar convoca o Serviço Social para realizar campanha educativa sobre a importância da doação de sangue, com vistas a cumprir acordo firmado com unidade de referência na rede do SUS.

Qual o argumento para o profissional recusar esta convocação?

As análises de José Paulo Netto sobre a organização monopólica do capital apreendem a realidade pela via de suas mediações, em processo de totalização, protagonizado pelos sujeitos históricos.

Com base nesse marco teórico-metodológico, como podemos interpretar as indicações da Comissão Nacional Sobre Determinantes Sociais da Saúde (2008) quanto à promoção da coesão social por meio de redes de apoio como um dos determinantes da situação da Saúde?