Filtrar


Questões por página:
O Projeto de Reforma Sanitária, tendo no SUS uma estratégia, tem como base um Estado democrático de direito, responsável pelas políticas sociais e, consequentemente, pela saúde. Destacam-se como fundamentos dessa proposta: I. A democratização do acesso; II. A universalização das ações e a melhoria da qualidade dos serviços com a adoção de um novo modelo assistencial pautado na integralidade e equidade das ações; III. A democratização das informações e transparência no uso de recursos e ações do governo; IV. A descentralização com controle social democrático e a interdisciplinaridade nas ações. Assinale a alternativa CORRETA:
Compreende-se que cabe ao Serviço Social formular estratégias que busquem reforçar ou criar experiências nos serviços de saúde que efetivem o direito social à saúde, atentando que o trabalho do assistente social que queira ter como norte o projeto- ético político profissional tem de, necessariamente, estar articulado ao projeto da reforma sanitária. Pensar e realizar uma atuação competente e crítica do Serviço Social na área da saúde consiste em, exceto:
As normas de Biossegurança têm por finalidade de minimizar, mitigar e/ou eliminar riscos nas diversas atividades em saúde, que possam promover danos a saúde humana bem como a qualidade dos trabalhos em desenvolvimento. Diante dessa informação de Biossegurança, assinale a alternativa que apresenta como o/a assistente social, no âmbito da saúde, desenvolve seu fazer profissional.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os Determinantes Sociais da Saúde – DSS apresentam com detalhamento como as condições de vida e de trabalho das pessoas interferem na qualidade de saúde. Sobre os DSS, assinale a alternativa correta.
Romero esteve internado por 26 meses em tratamento em uma unidade psiquiátrica. No momento atual, seu quadro clínico não justifica sua permanência em ambiente hospitalar, podendo ser absorvido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da área de abrangência da residência de sua família. Após serem acionados pela equipe do hospital, os técnicos do CAPS fizeram uma visita a Romero, ainda durante sua internação, para lhe apresentar o serviço. Constataram, entretanto, que apesar de apto à alta, havia uma dificuldade financeira da família para recebê-lo. Tendo em vista o contexto supracitado e a legislação de saúde mental em vigência Brasil, Romero é elegível ao Programa: