Filtrar


Questões por página:
O modelo de precificação de ativos Capital Asset Price Model (CAPM) foi desenvolvido para analisar ativos financeiros, em especial para avaliar a relação existente entre o risco e o retorno dos investimentos. Recentemente, os investimentos em ativos de alta volatilidade e riscos têm sido o modal no mercado brasileiro e mundial devido à disruptura provada pela pandemia, provocando realocações de ativos e, em seguida, pela guerra da Ucrânia e Rússia. Dentro deste contexto, considere as seguintes informações e utilize-se do modelo CAPM:
• Coeficiente beta do ativo: 1,20; • Taxa Livre de Riscos: 6%; e, • Retorno Esperado do Mercado onde o ativo é negociado: 8%.
Assinale a expectativa esperada de retorno deste ativo nestas condições.
A economia brasileira e, consequentemente, seu sistema econômico e financeiro evoluíram sistematicamente ao longo do tempo e foi necessário criar, devido às necessidades de normatizar, executar e definir seus operadores nos mercados financeiros, o que pela literatura pelo Sistema Financeiro Nacional (SFN), ou seja, um macroambiente onde suas instituições componentes se submetem às suas regras estatais e não estatais e interagem entre si no espectro de desenvolver e controlar seu funcionamento, garantindo aos seus usuários públicos segurança e confiabilidade. A respeito do SFN, assinale a afirmativa INCORRETA.
João mora em um bairro no qual há uma patrulha privada fazendo rondas e cada casa contribui para pagar a patrulha com R$ 30,00 por mês, voluntariamente. Saulo mudou-se para o mesmo bairro, porém resolveu não contribuir com a taxa para a patrulha. Saulo, no entanto, será beneficiado pelo serviço, mesmo não contribuindo com o pagamento. Essa situação de “carona” (ou free rider):
Um funcionário de determinado banco é o responsável pelo guichê de caixa da agência onde exerce suas funções. Com a transformação do banco em digital, ele é transferido para outras funções, mas percebe que, apesar disso, vários clientes ainda buscam o atendimento no guichê de caixa. Nos termos da Resolução CMN n° 3.694/2009, a digitalização dos serviços bancários acarreta a
A âncora cambial oferece a gravitação da taxa de inflação no exterior. Há uma forma mais restrita de ancoragem cambial em que, diferente de outros regimes que combinam conversibilidade cambial e taxas de câmbio rígidas ou administradas, a credibilidade do compromisso de conversibilidade a taxas fixas é buscada com a manutenção de reservas externas, em geral em volume acima do valor correspondente de moeda em circulação. Esse tipo de ancoragem cambial denomina-se: