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Além disso, raramente admitem que tenham de corrigir sua descrição ou que não consigam se lembrar de algo. (...).” (l.33-34).
A expressão sublinhada introduz uma ideia que, em relação à anterior, se configura como:
A expressão sublinhada introduz uma ideia que, em relação à anterior, se configura como:
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Em Pode não ser aquela bandeira do nariz do Pinóquio – o mais famoso mentiroso da ficção–, mas já é alguma coisa. (l.5-6), os travessões foram empregados para:
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Considere as afirmativas abaixo em relação às ideias do texto.
I. Identificar a mentira pela observação do comportamento auditivo é mais eficaz do que pela expressão corporal.
II. O mentiroso convicto não se contradiz num interrogatório.
III. Cientificamente, está comprovada a possibilidade de desmascarar um mentiroso.
Está correto apenas o que se afirma em:
I. Identificar a mentira pela observação do comportamento auditivo é mais eficaz do que pela expressão corporal.
II. O mentiroso convicto não se contradiz num interrogatório.
III. Cientificamente, está comprovada a possibilidade de desmascarar um mentiroso.
Está correto apenas o que se afirma em:
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Esqueça a ideia de que é fácil pegar um mentiroso pela leitura corporal. Desviar os olhos, corar, coçar a cabeça, suar frio, nada disso é necessariamente sinal de que uma pessoa não esteja dizendo a verdade, como revelam os mais recentes estudos sobre o assunto(l.1-3) .
Na linha argumentativa do texto, o segundo período, destacado nesse trecho, caracteriza-se semanticamente, em relação ao primeiro, como uma:
Na linha argumentativa do texto, o segundo período, destacado nesse trecho, caracteriza-se semanticamente, em relação ao primeiro, como uma:
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“Naquele ano do festival, no entanto, a coisa tava preta (ou melhor, verde-oliva).” (l.15-16) Assinale o efeito de sentido que a expressão “ou melhor”, no contexto em que se insere, produz.