Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Português

Assunto:

Significação Contextual de Palavras e Expressões. Sinônimos e Antônimos.

Questões por página:
mostrar texto associado
Com relação a aspectos linguísticos e aos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Seriam mantidos o sentido do texto e a correção gramatical caso o termo “contudo” (l.9) fosse substituído por todavia.
mostrar texto associado
Com relação a aspectos linguísticos e aos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Conclui-se do texto que o faturamento e o nível de emprego das empresas brasileiras não refletem a desindustrialização sistemática que ocorre no país desde 2009.
mostrar texto associado
Cada um dos itens abaixo apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto — indicado entre aspas —, que deve ser julgada certa se estiver gramaticalmente correta, ou errada, em caso contrário.

“O ministro da Educação (...) nas escolas" (l.25-29) — O ministro da Educação admitiu a existência de um enorme desafio, porém deixou claro que, pelo fato de a educação ter partido de um patamar mais baixo, podem ser percebidos avanços na área originados pelo aumento do fluxo de alunos matriculados nas escolas.
mostrar texto associado
No que se refere às ideias e expressões linguísticas contidas no texto, julgue os itens que se seguem.

Os argumentos utilizados para sustentar as ideias defendidas no texto consistem na apresentação de dados, seguidos de exemplos, e de narrativas a eles relacionadas
mostrar texto associado
No que se refere às ideias e expressões linguísticas contidas no texto, julgue os itens que se seguem.

A principal ideia defendida no texto é a de que o Brasil, apesar de ter apresentado avanços nos índices de desenvolvimento humano, ainda está aquém do esperado em relação à educação.