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De acordo com o que estabelece a NBR 6492/1994, os símbolos ilustrados na imagem a seguir correspondem, respectivamente, a

FONTE: ABNT,1994.

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Para Bruno Zevi, a respeito de simetria, assimetria e dissonâncias na linguagem moderna da arquitetura,
O desenho arquitetônico é, em um sentido restrito, uma especialização do desenho técnico normatizado voltada à execução e à representação de projetos de arquitetura. Em uma perspectiva mais ampla, porém, o desenho de arquitetura poderia ser encarado como todo o conjunto de registros gráficos produzidos por arquitetos ou outros profissionais durante ou não o processo de projeto arquitetônico. O desenho de arquitetura, portanto, manifesta-se como um código para uma linguagem estabelecida entre o emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor (o leitor do projeto). Dessa forma, seu entendimento envolve um certo nível de treinamento, seja por parte do desenhista ou do leitor do desenho. Por este motivo, este tipo de desenho costuma ser uma disciplina importante nos primeiros anos das faculdades de arquitetura. O desenho arquitetônico também costuma se constituir em uma profissão própria: os desenhistas técnicos (ou a sua versão atual, representada pelos cadistas — ou manipuladores dos softwares CAD) são comuns nos escritórios de projeto. Considerando a representação dos materiais mais usados, assinale a alternaria INCORRETA.

A respeito da comunicação visual no contexto arquitetônico, julgue o item a seguir.

Para obter o produto final de um sistema de informação visual — desenvolvido, principalmente, com base em elementos como pictogramas, textos e suportes físicos —, equipes compostas por diversos profissionais realizam um cuidadoso trabalho de análise de ambientes para evitar ou, quando for necessário, propor soluções para problemas relacionados, por exemplo, à circulação de pessoas.

A respeito da comunicação visual no contexto arquitetônico, julgue o item a seguir.

Considerando-se que as fotografias a seguir mostram um viaduto da cidade de São Paulo em duas situações diferentes, é correto afirmar que a proibição de colocação de peças de propaganda em postes e de faixas no topo de edifícios ou acopladas à sinalização de trânsito em uma cidade contribui para um visual urbano menos poluído.