Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.


No trecho “podia e devia ser feito com os incipientes seres humanos pela educação e pelo treinamento” (l.28 e 29), os termos “pela educação” e “pelo treinamento” exercem a função de agente da passiva, veiculando o agente da ação expressa pelo verbo fazer.

mostrar texto associado

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.


O sujeito da oração “teriam de ser guiadas por outros seres humanos” (l.34 e 35) está oculto e se refere ao termo “As pessoas” (l.30).

mostrar texto associado
No texto 1A1AAA, as relações sintático-semânticas do período “Embora fosse temido, o apagamento era necessário, assim como o esquecimento também o é para a memória” (ℓ.20 e 21) seriam preservadas caso a conjunção “Embora” fosse substituída por
mostrar texto associado
Com relação a aspectos linguísticos do texto CB8A1BBB, julgue o item subsequente.
Ocorre crase em “represália à aliança” (l.29) porque “represália” exige complemento regido pela preposição a e “aliança” está antecedido do artigo a.