Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Os elementos “Sem embargo” ( l.9-10), “Daí” (l.15), “porém” ( l.16), “Logo” ( l.20) e “mas” ( l.23) exercem, no texto, as mesmas funções sintáticas, estabelecendo contraposição entre as ideias expressas em uma e outra oração que conformam o texto.
mostrar texto associado
Sem provocar erro morfossintático ou alterações do sentido original, o trecho “conforme dispõem o artigo 5.º, caput, e o artigo 60, § 4.º, IV, da Carta Magna” (l.6-7) pode ser reescrito da seguinte forma: nos termos do disposto nos artigos 5.º, caput, e 60, § 4.º, IV, da Carta Magna.
Todo o nosso comportamento social está regulado por normas a que devemos obedecer, se quisermos ser corretos. O mesmo acontece com a linguagem, apenas com a diferença de que as suas normas, de um modo geral, são mais complexas e coercitivas. Por isso, e para simplificar as coisas, define-se o “linguisticamente correto” como aquilo que é exigido pela comunidade linguística a que se pertence. (Celso Cunha: “A Noção de Correto”, 1985)

Qual das frases abaixo, embora consagrada pelo uso na imprensa de prestígio, ainda é apontada como um desvio em relação às normas da língua padrão?
Leia o seguinte anúncio e assinale a única assertiva que apresenta uma análise INCORRETA dele:

VENDE-SE casas, em bom estado, localizadas no município de Estrela do Norte, em Goiás. Três quartos (duas suítes), duas salas, copa, cozinha, banheiro social, lavabo, dependências completas, garagem, quintal. Você não vai se arrepender! Interessados nos imóveis, tratar diretamente com o seu proprietário. Fone para contato: (***).
Em relação ao emprego correto do sinal indicativo de crase, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.
I – No que tange à inovação produtiva na América Latina, temos assistido à uma ascensão das indústrias brasileiras, que, valendo-se da competitividade como estratégia de crescimento, dedicam-se a conquista de novos mercados e a atender a demanda global.

II – A garantia a recursos em prol da inovação tende a fomentar o processo criativo das empresas brasileiras.

III – Nenhuma empresa está isenta do processo de inovação e todas as suas atividades tendem à amplitude do mercado.
A quantidade de itens certos é igual a