Questões de Concurso
Filtrar
8.141 Questões de concurso encontradas
Página 1313 de 1.629
Questões por página:
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical inserido na transcrição do texto.
Juros altos, pobreza de planejamento financeiro e facilidade excessiva para obter crédito levam ao superendividamento do consumidor, conforme(1) pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Avaliação semelhante fez o Fundo Monetário Internacional (FMI), em julho, em contraste com(2) o otimismo do Banco Central (BC). O presidente do BC defende os estímulos da Fazenda ao crédito e ao consumo para ajudar a empurrar a atividade econômica.
As dívidas comprometem, em média, 42% da renda familiar — muito além dos 30% considerados pela Proteste como limite. O levantamento, baseado em entrevistas com 200 famílias de São Paulo e do Rio, constataram(3) que na classe C o endividamento está acima(4) da média e compromete 46,2% da renda familiar. Em média, cada pesquisado tem três dívidas diferentes. E pelo menos uma é no cartão de crédito, cujos(5) juros são exorbitantes, da ordem de 238% ao ano. Muitos devedores declaram não ter condições de pagar as faturas no vencimento.
(Adaptado de O Estado de S. Paulo, 19/8/2012)
Assinale a opção correta em relação às estruturas linguísticas do texto.
Assinale a opção em que o conjunto das informações a seguir não está redigido em um período sintático claro, objetivo e gramaticalmente correto.
Fatores de respaldo para o otimismo do governo:
1) Aumento das vendas no varejo em junho.
2) Dados mais favoráveis do emprego formal em julho.
3) Anúncio de que o Índice de Atividade do Banco Central subiu no mês retrasado.
(Adaptado do Correio Braziliense, 18 de agosto de 2012)
Assinale a opção em que o texto foi transcrito com erro no uso do verbo sublinhado.
Animado com os indicadores positivos mais recentes, o governo reforçou ontem o tom otimista sobre a recuperação da atividade econômica, apesar de analistas do mercado financeiro estarem(A) ainda céticos sobre o ritmo do crescimento. O tom otimista foi usado em declarações da Presidenta, do Ministro da Fazenda e do presidente do Banco Central, a quem coube(B) o recado mais importante, ao afirmar(C) que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) vai acelerar nos próximos meses, mas com preços sob controle. Os estímulos dados pelo governo já obteram(D) uma resposta positiva da atividade econômica, mas ainda não produziram plenamente seus efeitos. Por isso a tendência é de recuperação mais à frente, sem que exista(E) risco de a inflação fugir da meta estabelecida para este ano.
(Adaptado do Correio Braziliense, 18 de agosto de 2012)