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No trecho, “ela [a fortuna] é sempre amiga dos jovens: estes são menos judiciosos, mais aguerridos e mais audazes ao comandá-la” (linhas 45-46), os dois pontos podem ser substituídos sem prejuízo de sentido por
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Com relação ao texto acima, julgue o item.
Nas linhas 8 e 9, a expressão “em família e na escola", juntamente com as vírgulas que a intercalam, poderia ser transposta, sem prejuízo da correção gramatical e sem alteração do sentido original, para as seguintes posições dentro do período: ou imediatamente após a palavra “dedicarmos", ou imediatamente após a palavra “ensinar".
Nas linhas 8 e 9, a expressão “em família e na escola", juntamente com as vírgulas que a intercalam, poderia ser transposta, sem prejuízo da correção gramatical e sem alteração do sentido original, para as seguintes posições dentro do período: ou imediatamente após a palavra “dedicarmos", ou imediatamente após a palavra “ensinar".
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Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e estruturas inguísticas do texto acima.
Na linha 9, “que” é elemento de coesão empregado em referência a “autenticidade [humana]” e “individualidade humana”, razão por que a forma verbal “expressam” está flexionada no plural.
Na linha 9, “que” é elemento de coesão empregado em referência a “autenticidade [humana]” e “individualidade humana”, razão por que a forma verbal “expressam” está flexionada no plural.
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A correção gramatical e o sentido da oração “Em agosto deste ano, foram registrados 39 casos de sequestro-relâmpago em todo o DF” (l.8-9) seriam preservados caso se substituísse a locução verbal “foram registrados” por registrou-se.
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Acerca de aspectos linguísticos do texto, julgue o item a seguir.
O sujeito da forma verbal “viu”, nos versos 13, 26 e 39, é indeterminado, pois não se revela, no texto, quem pratica a ação de ver. qc
O sujeito da forma verbal “viu”, nos versos 13, 26 e 39, é indeterminado, pois não se revela, no texto, quem pratica a ação de ver. qc
