Filtrar


Questões por página:

Assinale a opção em que a justificativa para o emprego da vírgula correspondente está incorreta.

A Justiça é, (1) antes de tudo, (1) uma preocupação antropológica e filosófica do homem. Resulta da consciência de sua dignidade e da dimensão ontológica do ser humano. Por sua dimensão ética, (2) o homem tem a noção do bem e do mal, (3) da verdade e do erro. É livre, tem livre arbítrio, (4) pois sabe quando está agindo com correção ou com erro. A Justiça nasce, subjetivamente, da verdade humana mais intrínseca, (5) de seu sentimento e de sua reflexão sobre o bem e sobre a verdade na sua relação com os outros homens.

(Oscar d’Alva e Souza Filho)

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

Todo o Brasil está sendo testemunha de um clamor generalizado __1__“silêncio dos intelectuais", título de um ciclo de conferências realizadas em várias cidades do Brasil. Evidentemente há uma boa dose de oportunismo em algumas dessas cobranças, feitas por pessoas mais interessadas __2__ atacar o governo que em implantar o reino da moralidade pública, __3__ as críticas contêm no avesso algo de positivo: um reconhecimento da importância do intelectual e mesmo uma indicação implícita dos rumos __4__ deveriam ser seguidos __5__ sua função se tornasse mais eficaz.

(Sergio Paulo Rouanet)

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

Consoante a compreensão moderna, o Estado é apresentado como uma criação da razão humana e, __1__, se nos apresenta como um ente ético superior __2__ função é distribuir a justiça entre os cidadãos e consolidar uma instância terrena de ordem e de paz. O Estado __3__ um bem, uma necessidade, e __4__ acima dos conflitos e dos interesses individuais. __5__, o Direito egislado pelo Estado seria racional, genérico, impessoal e eticamente comprometido com o fim da justiça. Tal é a visão moderna e racionalista do Estado.

(Oscar d’Alva e Souza Filho)

(Oscar d’Alva e Souza Filho)
mostrar texto associado
No que se refere à linguagem, à tipologia textual, às ideias e aos aspectos gramaticais do texto ao lado — Teoria do Medalhão, de Machado de Assis —, julgue o item a seguir.

Na linha 33, o segmento “estimáveis cavalheiros" é um aposto explicativo da expressão “muitos dos leitores".
mostrar texto associado
Quando tem complementação, como na acepção usada em "sucumbimos" (L.1), o verbo sucumbir exige o emprego da preposição a, como em "aos nossos impulsos" (L.1). Por isso, se esse complemento estivesse no feminino plural, seria correto o emprego de às.