Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Considere as seguintes afirmações sobre o emprego do sinal de crase no texto.

I. A substituição da palavra risco (L.9) por ameaça acarretaria alterações em relação ao uso da crase.
II. A substituição da palavra exaustão (L. 34) por esgotamento acarretaria alterações em relação ao uso da crase.
III. A substituição do segmento ao que oprime (L. 39) por opressão criaria as condições necessárias para o uso da crase.

Quais estão corretas?
mostrar texto associado
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas tracejadas das linhas 8, 15, 44 e 51.
A questão versa sobre redação oficial.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas tracejadas dos enunciados abaixo.

1. ________ trinta minutos que a reunião terminou.
2. ________haver mais de dez processos na mesa do Corregedor-Geral.
3. ________ estes escritórios.
4. És tu que ________ redigir o documento
mostrar texto associado
Supondo a substituição do pronome eu (L.45) pela forma pronominal você, avalie as três formas de reescrita do trecho abaixo.

No Twitter, eu posso me interessar pelo que você tem a dizer e começar a te seguir. (L.44 e 46).

1. No Twitter, você pode te interessar pelo que nós temos a dizer e começar a nos seguir.
2. No Twitter, você pode se interessar pelo que eu tenho a dizer e começar a me seguir.
3. No Twitter, você pode interessar-se pelo que eu tenho a te dizer e começar a seguir a ele.

Quais formas de reescrita seriam gramaticalmente corretas?
mostrar texto associado
Considere as seguintes propostas de alterações na ordem de segmentos do texto, assinalando com 1 aquelas que manteriam a correção e o significado do texto e com 2, aquelas que os alterariam.

( ) deslocar mais simples ( I. 08) para imediatamente depois de explicação (I. 08)
( ) deslocar supostamente (1.18) para imediatamente depois de haviam ( I. 18)
( ) deslocar apenas (I. 20) para imediatamente após deles ( 1.20)
( ) deslocar a eles(I. 25) para imediatamente antes de atribuindo (I. 25)

A seqüência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é