Questões de Concurso
Filtrar
8.254 Questões de concurso encontradas
Página 581 de 1.651
Questões por página:
Texto IX
“Quem desejar compreender como se relacionam as orações será mais prudente se fizer o percurso da subordinação para a coordenação. Por que nessa ordem e não ao inverso, como é o usual? Porque a subordinação é, dos dois procedimentos, o mais coerente, constituindo-se também em etapa necessária para a compreensão do outro.”
(CARONE, Flávia de Barros. Subordinação e coordenação: contrastes e confrontos. 1ª ed, São Paulo: Ática,1988, p.45)
No excerto: “(I) Fabiano meteu a faca na bainha, (II) guardou-a no cinturão, (III) acocorou-se, (IV) pegou no pulso do menino, (V) que se encolhia, os joelhos encostados ao estômago, frio como um defunto.” 5 ° parágrafo), a numeração indica o início de orações que exemplificam os processos sintáticos referidos na metalinguagem acima. Conforme a sugestão do texto metalinguístico, o professor na aula de língua portuguesa, deverá começar os estudos pelo tipo de oração numerada com o
Para que a descrição morfossintática dessa frase fique correta, as lacunas I, II e III, devem ser preenchidas, respectivamente, com
I A substituição de “que” por onde, no trecho “o cérebro tem redes que exercem diferentes funções” (segundo parágrafo), manteria a correção gramatical do texto. II O pronome “isso”, na expressão “Por isso”, no último período do terceiro parágrafo, retoma a ideia expressa nos períodos que o antecedem no mesmo parágrafo. III Em “Mas há outras vantagens” (último parágrafo), a forma verbal “há” poderia ser substituída por existem sem prejuízo da correção gramatical do texto.
Assinale a opção correta.