Filtrar


Questões por página:
A respeito da concordância nominal, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) ‘Dedicava todo seu tempo ao comércio e à navegação costeiros.’ ( ) ‘Estudo a língua italiana e francesa.’ ( ) ‘Fruta é bom para a saúde.’ ( ) ‘Seguem inclusos as notas promissórias.’ ( ) ‘A porta, meia aberta, deixava ver o interior da sala.’
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Considere as concordâncias verbais a seguir segundo a variedade padrão da língua: Assinale a alternativa incorreta:
Alguns recursos linguísticos são extremamente relevantes para a construção e composição textual. O paralelismo sintático e semântico é um destes recursos. Construir um texto com clareza, coesão e coerência não é uma tarefa tão simples a ser executada. A respeito dos recursos acima, considere: I. O termo paralelismo corresponde a uma relação de equivalência, por semelhança ou contraste, entre dois ou mais elementos. É um recurso responsável por uma boa progressão textual. II. Os conectivos são importantes marcadores textuais para ajudar a identificar as estruturas que devem permanecer em relação de equivalência. III. No enunciado ‘Durante as quartas de final, o time do Brasil vai enfrentar a seleção da Holanda.’ não há quebra de paralelismo. IV. O enunciado ‘Se eles comparecessem à reunião, ficaremos muito agradecidos.’ tem um problema de paralelismo verbal. V. “não só... mas (como) também” são conectivos que auxiliam no estabelecimento do paralelismo.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
Acerca dos valores semânticos das orações coordenadas e subordinadas, bem como dos conectivos, afirma-se: I. ‘Tentei de tudo para que ele aprendesse a tocar um instrumento musical.’ é uma oração subordinada adverbial final, em que a semântica indica uma finalidade relativa ao fato expresso na oração principal. II. ‘Trabalhou tanto que adoeceu.’ é uma oração subordinada adverbial consecutiva, cuja semântica estabelece uma ideia de conformidade entre um fato nelas mencionado e outro expresso na oração principal. III. ‘Todas as tardes ia ao cinema ou fazia pequenas compras na região.’ é uma oração coordenada sindética alternativa, em que a semântica expressa alternância, ligando orações que indicam ideias que se excluem. IV. ‘Maria sumiu da festa, porque ninguém mais a viu.’ é uma oração subordinada adverbial causal, pois sua semântica indica a causa do efeito expresso na oração principal. V. ‘Ele comprou a passagem e partiu na primeira hora do dia.’ é uma oração coordenada sindética aditiva, uma vez que sua semântica estabelece, em relação à oração anterior, uma noção de acréscimo, adição. Estão corretas as afirmativas:
A respeito dos conceitos de frase, oração e período, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) ‘Tomara que você ganhe o jogo’ é uma frase declarativa. ( ) ‘Mariana estudou, logo passou na prova’ é uma oração coordenada explicativa. ( ) ‘Tenho apenas um desejo: seja feliz!’ é uma oração subordinada substantiva apositiva. ( ) ‘Embora eu esteja chateada, continuarei esperando por você.’ é uma oração subordinada adverbial concessiva. ( ) ‘Estou convicta de que ele era inocente.’ é uma oração subordinada objetiva direta.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.