Questões de Concurso
Filtrar
28 Questões de concurso encontradas
Página 3 de 6
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Associe cada descrição apresentada a seguir ao sinal em braille correspondente.
I. Representa o cifrão, usado para expressar a unidade monetária de vários países.
II. Representa as aspas simples.
III. Representa a vírgula que, em tinta, é empregada para separar a parte inteira da parte decimal no numeral decimal.
IV. Representa hashtag, símbolo usado nas redes sociais para indicar a categorização de um assunto.
( ) (3456 13)
( ) (236)
( ) (56)
( ) (2)
Assinale a alternativa que indica a sequência correta dessa associação.
I. Representa o cifrão, usado para expressar a unidade monetária de vários países.
II. Representa as aspas simples.
III. Representa a vírgula que, em tinta, é empregada para separar a parte inteira da parte decimal no numeral decimal.
IV. Representa hashtag, símbolo usado nas redes sociais para indicar a categorização de um assunto.
( ) (3456 13)
( ) (236)
( ) (56)
( ) (2)
Assinale a alternativa que indica a sequência correta dessa associação.
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
O emprego de materiais didáticos e tecnológicos pode oferecer apoio efetivo no processo de ensino para docentes e no de aprendizagem para os discentes. A associação de recursos adequados às práticas pedagógicas com estudantes cegos garante que eles tenham acesso equitativo ao conhecimento e às experiências educacionais.
A partir desse contexto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Recursos didáticos são essenciais para garantir que os estudantes cegos possam acessar o currículo escolar, desenvolver suas habilidades e participar plenamente da vida acadêmica.
II. Recursos didáticos que atendem às necessidades específicas dos estudantes cegos tornam a experiência de aprendizagem mais agradável e motivadora.
III. Recursos didáticos adaptados garantem que os estudantes cegos possam participar ativamente das atividades em sala de aula, em condições de igualdade com seus colegas videntes.
IV. A inclusão de recursos didáticos no processo de ensino de estudantes com deficiência visual é suficiente para garantir a aprendizagem.
As afirmativas são, respectivamente,
A partir desse contexto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Recursos didáticos são essenciais para garantir que os estudantes cegos possam acessar o currículo escolar, desenvolver suas habilidades e participar plenamente da vida acadêmica.
II. Recursos didáticos que atendem às necessidades específicas dos estudantes cegos tornam a experiência de aprendizagem mais agradável e motivadora.
III. Recursos didáticos adaptados garantem que os estudantes cegos possam participar ativamente das atividades em sala de aula, em condições de igualdade com seus colegas videntes.
IV. A inclusão de recursos didáticos no processo de ensino de estudantes com deficiência visual é suficiente para garantir a aprendizagem.
As afirmativas são, respectivamente,
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Os recursos de Tecnologia Assistiva desempenham um papel crucial na educação de estudantes cegos, permitindo-lhes acessar informações, realizar tarefas acadêmicas e interagir de maneira independente. Esses recursos são projetados para que os estudantes superem barreiras comunicativas, físicas e cognitivas, promovendo a inclusão e garantindo igualdade de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
A partir desse contexto, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. O uso de recursos de Tecnologia Assistiva ajuda os estudantes cegos a desenvolverem competências tecnológicas que são essenciais no mundo moderno.
II. As tecnologias assistivas condicionam a interação dos estudantes cegos, impedindo assim que eles desenvolvam as tarefas diárias e acadêmicas com independência e autonomia.
III. Os recursos de Tecnologia Assistiva permitem que os professores ofereçam materiais e recursos adaptados e atendam às necessidades específicas de cada estudante cego.
As assertivas são, respectivamente,
A partir desse contexto, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. O uso de recursos de Tecnologia Assistiva ajuda os estudantes cegos a desenvolverem competências tecnológicas que são essenciais no mundo moderno.
II. As tecnologias assistivas condicionam a interação dos estudantes cegos, impedindo assim que eles desenvolvam as tarefas diárias e acadêmicas com independência e autonomia.
III. Os recursos de Tecnologia Assistiva permitem que os professores ofereçam materiais e recursos adaptados e atendam às necessidades específicas de cada estudante cego.
As assertivas são, respectivamente,
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
Os alunos com deficiência visual possuem grandes possibilidades de desenvolvimento pessoal e intelectual desde que sejam a eles oferecidas oportunidades de aprendizagem que utilizem metodologias e recursos didáticos adequados a sua forma de perceber e sentir o meio em que vivem. Promover a concretização de conceitos por meio de vivências no cotidiano e mediante a utilização de recursos didáticos que possam ser percebidos por todos os sentidos do corpo (tátil, cinestésico, auditivo, olfativo, gustativo e visual) é conduta indispensável para uma educação abrangente, que contemple as diversidades existentes entre os educandos.
Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual vol.2. Fascículo IV. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial,2001.
Com base no excerto acima e considerando a inserção de metodologias e recursos didáticos apropriados na educação das pessoas com deficiência visual é correto dizer que
Programa de Capacitação de Recursos Humanos do Ensino Fundamental: deficiência visual vol.2. Fascículo IV. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial,2001.
Com base no excerto acima e considerando a inserção de metodologias e recursos didáticos apropriados na educação das pessoas com deficiência visual é correto dizer que
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Braille
As fases que antecedem o processo de alfabetização em braille são fundamentais para a aquisição de um conjunto de habilidades exigidas para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Nesse período, o professor deve proporcionar variadas experiências às crianças para que elas vivenciem cada uma das etapas básicas de desenvolvimento tátil. As frases a seguir relacionam-se a três dessas etapas.
1. Por meio da análise tátil a criança identifica o objeto.
2. A criança explora minuciosamente o objeto, percebendo suas características e particularidades.
3. A criança distingue o objeto de forma interpretativa, reconhecendo suas propriedades.
Assinale a alternativa que apresenta as 3 etapas básicas de desenvolvimento tátil na ordem em que elas acontecem.
1. Por meio da análise tátil a criança identifica o objeto.
2. A criança explora minuciosamente o objeto, percebendo suas características e particularidades.
3. A criança distingue o objeto de forma interpretativa, reconhecendo suas propriedades.
Assinale a alternativa que apresenta as 3 etapas básicas de desenvolvimento tátil na ordem em que elas acontecem.