Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Braille

Assunto:

Sistema Braille

Questões por página:
Os símbolos de feminino, masculino e transgênero são frequentemente empregados em textos de diversas disciplinas, como Ciências e Biologia, por exemplo.
Assinale a alternativa que apresenta cada um desses símbolos em braille, respectivamente.
O desenvolvimento e a adoção do Sistema Braille no Brasil foram marcados por eventos históricos que podem delimitar quatro períodos temporais distintos: 1854 a 1942,1942 a 1963,1963 a 1995 e 1995 a 2002. Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente um evento marcante do terceiro período (1963 a 1995)?
O uso do soroban foi regulamentado pelo Ministério da Educação por meio da Portaria nº 657, de 07 de março de 2002, como instrumento facilitador no processo de inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares. Também conhecido como ábaco japonês, é um instrumento de cálculo manual utilizado para realizar tanto operações aritméticas básicas como cálculos complexos. O registro de números no soroban é sempre feito da ordem maior para a menor.
23.png (372×98)
Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wpcontent/uploads/2019/11/L%C3%BAcia-Virginia-Mamcasz-Viginheski.pdf. Acesso em 08 jul.2024

Nos sorobans representados acima temos, respectivamente, os registros dos números
Observe as operações escritas em braille
22.png (217×272)
Assinale a alternativa que apresenta a transcrição das operações para tinta na ordem em que elas aparecem (de cima para baixo):
No parágrafo 2 do Art.68 da Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui a Lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência), lê-se: “Consideram-se formatos acessíveis os arquivos digitais que possam ser reconhecidos e acessados por softwares leitores de telas ou outras tecnologias assistivas que vierem a substituí-los, permitindo leitura com voz sintetizada, ampliação de caracteres, diferentes contrastes e impressão em Braille”. No ambiente educacional, os leitores de tela são ferramentas essenciais para pessoas cegas, pois proporcionam acesso à informação, autonomia e inclusão.
Assinale a alternativa que apresenta somente softwares leitores de tela.