Filtrar


Questões por página:
Determinado médico do trabalho está avaliando um trabalhador, de 45 anos, que durante vinte anos foi exposto a solventes químicos em uma indústria. O paciente apresenta queixas de dores de cabeça frequentes e dificuldades cognitivas recentes, as quais alega estarem associadas à exposição química sofrida no trabalho. Exames laboratoriais prévios não indicaram alterações significativas, mas o paciente está preocupado com o impacto da exposição a longo prazo. O médico, então, decide investigar a associação entre a exposição crônica a solventes e efeitos neurocognitivos para basear a decisão clínica em evidências científicas robustas. Ele precisa formular uma pergunta clínica estruturada no formato PICO – Paciente/Problema; Intervenção; Comparação; e, Overcome (Resultado). Diante do exposto, assinale, a seguir, a formulação mais adequada no formato PICO para orientar a busca de evidências nesse caso
Os surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são causados por inúmeros agentes etiológicos e se expressam por um grande elenco de manifestações clínicas. E neste contexto, o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica vigente preconiza a identificação de casos de doenças de notificação compulsória e de surtos de qualquer etiologia.

No que concerne às DTAs e os procedimentos para sua avaliação, é correto afirmar que
Quanto ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), é correto afirmar:
Sobre a saúde do trabalhador, analise os itens a seguir:

I- O trabalhador é sujeito das ações, participando das avaliações e das mudanças nos processos de organização do trabalho.
II- A epidemiologia volta-se para questões sanitárias que afetam de forma homogênea os trabalhadores, aumentando a prática de análises individuais.
III- Os agravos são determinados, principalmente, por macrocondicionantes sociais externos ao trabalho, que conformam as características do funcionamento do ambiente de trabalho.

Analisados os itens, assinale a alternativa CORRETA.
Visualizar Questão Comentada

Sobre Perícia em Saúde para Avaliação da Capacidade Laborativa, analise os itens a seguir:


I- É a expressão utilizada para habilitar o examinado a desempenhar as atividades inerentes ao cargo ou função autárquica. O indivíduo é considerado capaz para exercer uma determinada atividade ou ocupação quando reúne as condições morfopsicofisiológicas compatíveis com o seu pleno desempenho.


II- Considera-se como parcial o grau de incapacidade laborativa que permite o desempenho das atribuições do cargo ou função autárquica, sem risco de vida ou agravamento.


III- Considera-se invalidez quando o desempenho das atividades acarreta risco à vida do servidor, mas não de terceiros, o agravamento da sua doença, excetuando-se quando a produtividade do servidor não atender ao mínimo exigido para as atribuições do cargo ou função autárquica.



Ao analisar os itens, assinale a alternativa CORRETA.