Filtrar


Questões por página:
Trabalhador acometido de perda de memória, abstração, irritabilidade, depressão, apresentando náuseas e vômitos comparece ao serviço médico da empresa. Refere tontura, cefaleia, perda do equilíbrio, dificuldade de convívio familiar e social, ideário suicida. Na anamnese refere que não bebe, não fuma e que sua doença começou com dor de cabeça e enjoo (sic) há aproximadamente seis meses, quando começou a trabalhar no plantio de laranja. Os sintomas descritos referem-se a:
Paciente operador de empilhadeira em indústria metalúrgica relata trabalhar em turnos, com horas extras habituais, acometido por má qualidade do sono, despertares frequentes durante a noite, irritabilidade, dores musculares, desânimo, astenia persistente. A descrição do paciente sugere:

A respeito de fatores de risco para se adquirir doenças como o câncer e de exposição ocupacional, julgue o item subsecutivo.

A etiologia do câncer de pele está associada à exposição a raios ultravioleta, por isso agricultores e trabalhadores da construção civil, por exemplo, tendem a apresentar taxas de incidência de câncer de pele mais elevadas que a população em geral e de outros trabalhadores cujas atividades são realizadas sem exposição à radiação solar.

A respeito de fatores de risco para se adquirir doenças como o câncer e de exposição ocupacional, julgue o item subsecutivo.

Os trabalhadores expostos a radiações ionizantes devem ser monitorados continuamente por meio de dosimetria individual e exames periódicos anuais, entre eles hemograma completo e exame para contagem de plaquetas, para detecção precoce de efeitos nocivos à saúde.

No que se refere a fatores geradores de transtornos mentais relacionados ao trabalho, julgue o item subsequente.

Indivíduos com hábitos vespertinos são mais adaptados para trabalhos noturnos do que aqueles com hábitos matutinos, pois aqueles possuem mecanismo de adaptação conhecido como coping.