Filtrar


Questões por página:
De modo a estabelecer um ambiente seguro e apto para a execução plena das atividades laborais, criou-se um conjunto de regras, normas, práticas, medidas e ações preventivas para a proteção da integridade física do trabalhador. Ao setor responsável pela diligência dessas normativas deu-se o nome de Saúde e Segurança do Trabalho – SST. São objetivos atrelados a essa legislação, EXCETO:
Considerando que os agrotóxicos são um tipo de solução tecnológica, que ajudam a aumentar a produtividade na agricultura, mas podem causar diversos impactos negativos, assinale a opção que apresenta orientação adequada aos trabalhadores que lidam com o uso de agrotóxicos no ambiente de trabalho.
Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) deve ser compreendida como o eixo fundamental capaz de consolidar as práticas de saúde do trabalhador no SUS, na perspectiva da prevenção dos agravos decorrentes da relação saúde-trabalho e da promoção da saúde. É por intermédio das ações compreendidas no campo da vigilância que se terá a capacidade de interromper o ciclo processo/ambiente de trabalho-doençamorte, corrente no Brasil.
Sobre este tema assinale a alternativa incorreta:

Analise as afirmativas a seguir:


I. Cabe ao trabalhador prevaricar as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador.


II. Cabe ao empregador informar aos trabalhadores sobre os resultados das avaliações ambientais realizadas nos locais de trabalho com o objetivo de depreciar as condições de saúde e segurança dos colaboradores.


III. Cabe ao empregador obstar o acompanhamento e a fiscalização dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e saúde no trabalho por parte dos representantes dos trabalhadores.


Marque a alternativa CORRETA:

mostrar texto associado
Compete ao Ministério da Saúde, entre outras ações, fomentar a estruturação da atenção integral à saúde dos trabalhadores, envolvendo a promoção de ambientes e processos de trabalho saudáveis, o fortalecimento da vigilância de ambientes, processos e agravos relacionados ao trabalho, a assistência integral à saúde dos trabalhadores, a reabilitação física e psicossocial e a adequação e ampliação da capacidade institucional, definindo, em conjunto com as secretarias de saúde de Estados e Municípios, normas, parâmetros e indicadores para o acompanhamento das ações de saúde do trabalhador a serem desenvolvidas no Sistema Único de Saúde, segundo os respectivos níveis de complexidade dessas ações.