Filtrar


Questões por página:
Para o diagnóstico de lesões no ombro, o médico pode solicitar uma radiografia em perfil externo, também conhecida como incidência de Neer ou Y escapular. Nesse exame, a escápula é visualizada em perfil, o que lhe confere um formato similar à letra Y. O acidente anatômico representado pela haste superior desse Y, posicionado na região anterior do corpo, é:
Fraturas são descontinuidades ósseas, comuns em eventos traumáticos. Em radiografias de ossos longos, fraturas são identificadas como um traço radiotransparente, que interrompe a linha cortical, mais radiopaca. Uma fratura é considerada completa quando rompe o tecido esponjoso e as duas zonas corticais, dividindo o osso em duas ou mais partes. Quando apenas parte da cortical se rompe, ocorre um caso típico de fratura incompleta. Sobre a fratura de Jones, pode-se afirmar que:
Os exames radiográficos da coluna lombar desempenham um papel fundamental na avaliação de lesões, deformidades e condições patológicas nessa região. Uma dessas lesões é a espondilolistese, condição clínica em que uma vértebra desliza para a frente em relação à vértebra subjacente. Isso pode ocorrer devido a fratura, defeito congênito ou degeneração das estruturas articulares da coluna. Para visualizar a condição clínica comentada, utiliza-se a incidência:
A incidência AP bilateral “frog leg” (perna de rã) é útil para a visualização de um quadril não traumatizado ou acometido por displasia do desenvolvimento, também conhecida como luxação congênita do quadril. Considerando os estudos da pelve, quadril ou coluna lombossacra, o exame que utiliza raio central (RC) com inclinação cefálica de 25° a 30°, para estudo das articulações sacroilíacas, é conhecido como incidência de:
Imagine uma situação em que uma criança fica na ponta dos pés para alcançar um objeto em um local mais alto. A terminologia anatômica que melhor representa esse movimento dos pés é: