Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa que cita corretamente as partes do esqueleto ou ossos que mais frequentemente são usados para diferenciação entre os gêneros masculino e feminino nos humanos.

O tecido conjuntivo propriamente dito é um tecido encontrado em volta dos órgãos e abaixo do epitélio, preenchendo espaços, funcionando como acolchoamento e fazendo ligações entre dois tecidos diferentes. Sua substância fundamental é um gel formado de polissacarídeo com nitrogênio, no qual estão imersos três tipos de fibras. Sobre essas fibras, analise as afirmativas a seguir.


I. Feitas com proteína resistente à tração.


II. Feitas de glicoproteína muito resistente à tração, mas retorna à forma original.


III. Feitas de um tipo de proteína associado a glicoproteína, formando uma rede de sustentação em alguns órgãos.


As alternativas I, II e III, respectivamente, se referem às fibras

“Quando uma única fibra muscular esquelética recebe estímulos de intensidade variada, mas acima do limiar de excitação, ela sempre apresenta a mesma amplitude de contração. No entanto, isto não vale para o músculo inteiro, pois se o estímulo é muito forte ele pode desencadear a contração num maior número de fibras, aumentando assim o encurtamento do músculo todo.”


Imagem associada para resolução da questão


Com base no texto do enunciado e nos conhecimentos sobre fisiologia muscular, identifique a lei fisiológica descrita:
(Concurso Milagres/2018) O sistema esquelético é composto de ossos e cartilagens, e desenvolvem funções essenciais no organismo, como sustentação, proteção de estruturas vitais, base mecânica para o movimento, além do armazenamento de sais e suprimento contínuo de células sanguíneas. Acerca da divisão do esqueleto (axial e apendicular) e das relações entre eles, assinale a alternativa correta.

Julgue o item, referentes ao sistema respiratório e ao sistema locomotor humanos.


Durante a contração das fibras musculares esqueléticas, ocorre o encurtamento dos sarcômeros, resultado da despolimerização dos monômeros de actina e miosina.