Questões de Concurso
Filtrar
30 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 6
Questões por página:
Questões por página:
A origem da imunologia foi atribuída a Edward Jenner, que fez um experimento, no fim do século XVIII, no qual verificou que a doença da varíola bovina, ou vaccínia, relativamente branda, parecia conferir proteção contra a doença da varíola humana, em geral fatal. Jenner demonstrou que a inoculação com varíola bovina poderia proteger contra a varíola humana e deu a esse procedimento o nome de vacinação, termo que ainda hoje é usado para descrever a inoculação de
Pequenas substâncias químicas não são capazes de estimular uma resposta e são chamadas de haptenos. Essa substância sozinha não induz uma resposta imune, para isto, ela deve se ligar a uma macromolécula chamada de carreadora, então esse sistema pode atuar como
Os macrófagos são as células fagocitárias mais relevantes do sistema imunológico. Essas células se encontram estrategicamente distribuídas em vários tecidos para dar origem ao sistema fagocitário. Os macrófagos chamados de microgliócitos são responsáveis por
Anticorpos são proteínas que se prendem muito firmemente aos seus alvos. Essas moléculas são produzidas em vertebrados como defesa contra infecções. Por serem muito específicos, os anticorpos podem ter a função prática de
Concurso:
Prefeitura de Alagoa Nova - PB
Disciplina:
Biologia
Em uma aula sobre biotecnologia, a professora apresentou as ideias básicas de um transplante (remoção de células, tecidos ou órgãos vivos, em funcionamento de um organismo para ele mesmo ou para um organismo diferente) e em seguida, apresentou a técnica de xenotransplantes, que permite transplantes entre diferentes espécies de animais, como por exemplo, de porcos para seres humanos.
Considerando estas informações, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I- A professora precisa apresentar os conceitos relacionados ao funcionamento do sistema imunológico para que discentes consigam compreender os possíveis problemas desta técnica.
PORQUE
II- O sistema imunológico ataca organismos invasores, como infecções por vírus, e tecidos estranhos ao organismo, como acontece em casos de órgãos transplantados entre diferentes espécies de animais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
Considerando estas informações, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I- A professora precisa apresentar os conceitos relacionados ao funcionamento do sistema imunológico para que discentes consigam compreender os possíveis problemas desta técnica.
PORQUE
II- O sistema imunológico ataca organismos invasores, como infecções por vírus, e tecidos estranhos ao organismo, como acontece em casos de órgãos transplantados entre diferentes espécies de animais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.