Filtrar


Questões por página:
Anticorpos são proteínas circulantes produzidas em vertebrados em resposta à exposição a estruturas estranhas conhecidas como antígenos, e são os mediadores da imunidade humoral contra todas as classes de microrganismos. Os anticorpos são extremamente diversos e específicos em sua capacidade de reconhecer estruturas moleculares estranhas. Sobre o assunto exposto, assinale a alternativa incorreta.
O macrófago é uma das células do sistema imunológico. Sobre a função dessa importante célula do sistema imunológico inato, assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas a seguir:

I. No ser humano, a faringe é um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo no pescoço, situando-se atrás das cavidades nasais e logo à frente do osso do cóccix. A parede da faringe é composta de músculos esqueléticos e revestida de túnica mucosa, o que permite exercer com eficácia a sua função de produção de leucócitos.

II. Nos seres humanos, os leucócitos são células nucleadas que contêm organelas celulares e têm quase o dobro do tamanho das hemácias. Eles são encarregados da defesa do nosso organismo, produzem anticorpos e fagocitam microorganismos invasores e partículas estranhas. Os leucócitos apresentam a capacidade de realizar a diapedese, que é a passagem pelas paredes dos vasos sanguíneos para o tecido conjuntivo.

Marque a alternativa CORRETA:
Leia o texto abaixo:
“Existem dois tipos de respostas imunes ______, denominadas imunidade ______ e imunidade ______, as quais são induzidas por diferentes tipos de linfócitos e atuam para eliminar diferentes tipos de microrganismos. A imunidade _______ é mediada por moléculas no sangue e em secreções mucosas, denominadas anticorpos, os quais são produzidos pelos (as) ______”.
ABBAS, A. K.; et al. Imunologia celular e molecular. 8. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier,2015.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.
Os linfócitos B exibem autotolerância, condição fundamental para que o organismo não desenvolva doenças autoimunes. O desenvolvimento da autotolerância ocorre por um processo chamado: