Filtrar


Questões por página:

Em um sistema de esgotamento sanitário, um coletor transporta esgoto com vazão média de 80 L/s e concentração de DBO5 de 250 mg/L. No entanto, devido a infiltrações e despejos irregulares, a vazão no trecho final do coletor aumenta para 120 L/s, enquanto a concentração de DBO5 cai para 180 mg/L.


Considerando a conservação de massa e desprezando processos de degradação ao longo do trecho, a carga adicional (kg DBO5 /dia) que entra no sistema é:

A gestão adequada de efluentes líquidos é fundamental para proteger os recursos hídricos e garantir a saúde da população. Descreve corretamente o processo de tratamento biológico de efluentes:
Considerando os diferentes sistemas de tratamento de esgotos e a importância desses sistemas para a saúde pública e para a preservação ambiental, sobre as etapas e processos envolvidos no tratamento de esgotos, qual das alternativas abaixo está correta?
Na elaboração de projetos de esgotamento sanitário, no dimensionamento de condutos com escoamento não forçado, é conveniente o uso da equação de:
O tratamento e a disposição final adequada dos esgotos são medidas fundamentais para a manutenção da qualidade da água desejada em função dos seus diversos usos. Os efeitos do lançamento de esgotos sanitários em cursos d’água, em decorrência da matéria orgânica biodegradável ali presente, pode resultar em consumo de oxigênio desse meio líquido, com mortandade de peixes e com o surgimento de condições sépticas. O principal parâmetro para caracterizar esse tipo de contaminação é: